Pesar

Falece Dom Sérgio Castriani, arcebispo emérito de Manaus (AM)

Internado desde o dia 26 de fevereiro, Dom Sérgio faleceu na noite desta quarta-feira, 3

Da redação, com CNBB

Dom Sérgio Castriani /Foto: Divulgação CNBB

Falece Dom Sérgio Castriani, arcebispo emérito de Manaus (AM). Segundo comunicado da Arquidiocese de Manaus, o falecimento ocorreu na noite desta quarta-feira, 3, após o agravamento de sua situação clínica.

Dom Sérgio estava internado desde o dia 26 de fevereiro, no hospital Samel.  O bispo deu entrada no pronto atendimento e, ao fazer exames, foi detectada uma infecção urinária.

O quadro agravou-se ao sofrer um infarto e, por isso, foi necessário transferi-lo para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), onde estava sedado e entubado. No domingo, 28, precisou fazer hemodiálise.

Biografia

O arcebispo nasceu em Regente Feijó, em São Paulo, aos 31 de maio de 1954. Foi formado na Congregação do Espírito Santo. Seus primeiros votos religiosos ocorreram no dia 2 de fevereiro de 1975. A ordenação presbiteral deu-se em 1978, na cidade de São Paulo (SP).

Exerceu seu sacerdócio na diocese de Cruzeiro do Sul (AC) e na casa de formação dos estudantes de Filosofia de sua congregação religiosa em São Paulo.

Dom Sérgio foi ecônomo da casa provincial em São Paulo e conselheiro geral de sua congregação, por 6 anos. Também foi assessor da Pastoral da Juventude.

Nomeação episcopal

Nomeado bispo coadjuntor por João Paulo II, em 1998, para a Prelazia de Tefé e em 2000 tornou-se bispo titular. Em 2007, foi delegado pela CNBB, na Quinta Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e Caribenho, em Aparecida.

Em 2012 foi nomeado pelo Papa Bento XVI como Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Manaus. Recebeu o pálio, das mãos do Papa Francisco, na Basílica de São Pedro, em junho de 2013.

Renúncia 

Em razão das limitações físicas causadas pelo Mal de Parkinson, teve seu pedido de renúncia aceito em novembro de 2019. Tornou-se arcebispo emérito da Arquidiocese de Manaus.

Nota de pesar da CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou na noite desta quarta-feira, 3, uma nota de pesar. Confira:

Nota de pesar pelo falecimento de dom Sérgio Castriani

Brasília, 03 de março de 2021

Estimado irmão dom Leonardo Steiner,

Recebemos, na noite desta quarta-feira, 03 de março, a notícia do falecimento de nosso irmão dom Sérgio Castriani. Manifestamos nossa solidariedade ao senhor, aos fiéis da arquidiocese, aos amigos e familiares de dom Sérgio. 

Dom Sérgio marcou sua vida com boas experiências missionárias, assumindo diversos trabalhos no Centro-Sul do Brasil. Esforçou-se muito na organização e animação de diversas pastorais e movimentos.

Agradecemos aos seus serviços prestados à arquidiocese de Manaus, e sobretudo, à CNBB como delegado na Quinta Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e Caribenho, em Aparecida.

Firmes na fé, roguemos a Deus pela alma desse nosso irmão, na esperança da ressurreição.  

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB 

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB 

Dom Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima (RR)
Segundo Vice-Presidente da CNBB 

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo