58ª edição

Assembleia Geral da CNBB em abril será de forma virtual

Reunião que foi adiada em 2020 será de 12 a 16 de abril próximo; Assembleia Geral da CNBB é realizada anualmente

Da Redação, com CNBB

Assembleia Geral da CNBB

57ª Assembleia Geral da CNBB foi realizada em 2019; reunião de 2020 foi adiada e será realizada no próximo mês de abril virtualmente / Foto: Wesley Almeida

A 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) será realizada de 12 a 16 de abril próximo e de forma virtual por causa da pandemia. O evento, que acontece anualmente, não foi realizado no ano passado, sendo adiado para abril deste ano. Desde ao ano passado, a Conferência vem realizando eventos nesse formato.

Em reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep), nesta quarta-feira, 24, foram apresentados os temas que estarão na pauta da assembleia e os procedimentos em relação ao debate e às deliberações permitidas pela legislação canônica.

A comissão de canonistas estabelecida para ajudar na preparação da 58ª Assembleia Geral da CNBB analisou quais temas poderão ser debatidos e aprovados durante o encontro. Também apresentou as indicações aos bispos de que não poderão ser feitas votações que impliquem em alteração de texto legislativo. Um exemplo seriam as modificações referentes à concessão de ministérios às mulheres, a aprovação da tradução da Terceira edição do Missal Romano, o novo estatuto da Conferência e o próprio tema central da Assembleia. Tais assuntos serão somente debatidos para encaminhamento posterior.

A comissão ad hoc de canonistas é formada pelo consultor canônico da CNBB, frei Evaldo Xavier; o arcebispo de Ribeirão Preto (SP), dom Moacir Silva; o arcebispo de Mariana (MG), dom Airton José dos Santos; e o bispo auxiliar de Brasília (DF), Dom José Aparecido Gonçalves.

Tema central

O tema central da Assembleia diz respeito ao Pilar da Palavra proposto pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023).

Mesmo sem a possibilidade de votação de um documento, será debatido o tema “Casas da Palavra – Animação bíblica da vida e da pastoral nas comunidades eclesiais missionárias”.

Outros temas

Os assuntos listados acima não serão objeto de deliberação. Entre outros assuntos a serem discutidos, estão análise de conjuntura, Ano Vocacional previsto para 2023, anos temáticos de São José e Família Amoris Laetitia, convocados pelo Papa Francisco. Também devem estar na pauta o Colégio Pio Brasileiro, as Comissões, organismos e Regionais; a criação do Regional Leste 3, as Edições CNBB, o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) e da pandemia do novo coronavírus.

Os bispos também aprovarão, como de costume, mensagens ao Papa Francisco, à Congregação para o Clero e ao povo brasileiro. Durante a assembleia, também serão apresentados os relatórios do presidente e o econômico. Este também será o primeiro encontro do episcopado com a presença do novo núncio apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, que terá uma audiência on-line com os participantes.

Como de costume, há um momento de espiritualidade dos bispos, o retiro. Será na quinta-feira, 15 de abril, na parte da manhã. Conduzirá este momento o arcebispo de Boston, nos Estados Unidos, Cardeal Seán Patrick O’Malley.

Agenda

A 58ª Assembleia Geral da CNBB será de 12 a 16 de abril com sessões pela manhã, das 8h às 12h, e à tarde, das 14h às 17h.

As reuniões dos Regionais estão previstas para a tarde do dia 15 de abril. Diariamente, estão previstas entrevistas coletivas às 13h.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo