Nova onda da Covid-19

Suspensas missas com a presença dos fiéis em alguns locais no Brasil

País iniciou o terceiro mês de 2021 registrando novos recordes de mortes e novos casos de coronavírus; Estados enfrentam colapso nos sistemas de saúde

Da redação, com CNBB

/ Foto: CNBB

Foram suspensas missas com a presença dos fiéis em arquidioceses e dioceses no Brasil. A medida foi ocasionada pela nova onda de contágios da Covid-19. País enfrenta aumento das hospitalizações e estados entraram em “lockdown” para conter o avanço da doença.

Com a suspensão das missas com a presença dos fiéis,  igrejas passaram a transmiti-las novamente pelas redes sociais.

 

Região Sul

Na região Sul do país, embora o governo permita 10% da lotação nas missas, o arcebispo de Porto Alegre (RS) e primeiro vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Jaime Spengler, orientou todo o clero para que realizem as missas sem a presença de fiéis. A decisão será mantida enquanto durar a bandeira preta no estado.

Em Santa Catarina, todas as dez dioceses, por decreto do governo do Estado, não podem realizar missas com a presença de fiéis nos finais de semana (decreto válido para o final de semana que passou e o próximo). Segundo o Regional Sul 4 da CNBB, durante a semana, é permitida celebrações com 25% de ocupação da lotação máxima dos Igrejas.

Já em Curitiba (PR), o arcebispo metropolitano, Dom José Antônio Peruzzo, orientou ao clero, no último sábado, 27, que suspendessem todas as celebrações presenciais previstas para o fim de semana. Todas as missas serão transmitidas pelas redes sociais.

Segundo a arquidiocese, a orientação obedece ao decreto da prefeitura de Curitiba, publicado na noite de sexta-feira, 26. Ele tem validade até 8 de março e proibiu a realização de qualquer atividade religiosa presencial.

Ainda no Paraná, o arcebispo de Maringá, Dom Severino Clasen, suspendeu as missas com a presença dos fiéis no período de vigência do decreto estadual. Segundo a arquidiocese, as missas serão realizadas on-line. Já as igrejas e secretarias paroquiais vão permanecer abertas para atendimentos individuais respeitando todos os protocolos de segurança. 

Região Centro-Oeste

A arquidiocese de Brasília, respeitando as normas do decreto do governo do Distrito Federal, orientou os sacerdotes que redobrem os cuidados e respeitem as capacidades máximas. O lockdown no DF vai até 15 de março.

Região Nordeste

No Rio Grande do Norte, a arquidiocese de Natal e as dioceses Mossoró e Caicó suspenderam as missas e outras atividades religiosas com a presença de fiéis, de 1º a 10 de março. Segundo o documento, as missas serão celebradas, nas igrejas catedrais e nas igrejas matrizes, de portas fechadas. 

Região Norte

Em Manaus (AM), o arcebispo metropolitano, dom Leonardo Steiner, publicou um documento no último dia 18 com orientações pastorais e mantendo suspensas, até o dia 12 de março, as celebrações e as reuniões presenciais. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo