Preparativos para maio

Em Canela, começam as homenagens a Nossa Senhora de Caravaggio

Preparativos para festejos em honra a Nossa Senhora de Caravaggio, em Canela, terão início no próximo dia 26; conheça mais sobre essa devoção

Huanna Cruz
Da Redação

Festejos de Nossa Senhora de Caravaggio em anos anteriores / Foto: Diego Santos/Estrategiacom

Começam neste domingo, 26, com a Procissão Luminosa, os preparativos para os festejos em honra a Nossa Senhora de Caravaggio, em Canela (RS). A festa é realizada há 63 anos e reúne fiéis de todo o Rio Grande do Sul e de outros estados. 

Comunidade e visitantes são convidados para saírem da Igreja Matriz, às 18h, rumo ao Santuário, percorrendo uma distância de 7km. Na chegada, haverá Missa na cripta.  Os organizadores pedem que todos levem velas para iluminar o caminho.

Segundo o pároco, padre José Monteiro Filho, celebrar a festa em honra de Nossa Senhora de Caravaggio é um momento ímpar na vida do povo canelense e de toda a região das hortênsias. “São 63 anos de devoção, que culminam numa grande demonstração de fé, percebida nas muitas formas de expressão religiosa, tais como: a caminhada individual, a procissão dos romeiros, os ex-votos que são deixados no santuário e o testemunho das graças alcançadas”.

Próxima etapa: visitas às comunidades de Canela

Depois da procissão deste domingo, a próxima etapa começa a partir de 10 de abril, quando os festeiros, como é carinhosamente chamada a comissão organizadora da Romaria e Festa, visitarão todas as comunidades de Canela para divulgar o evento e promover momentos de oração e reflexão.

A novena em preparação à Festa ocorrerá na cripta do Santuário de 17 a 25 de maio, com o tema “Nossa Senhora de Caravaggio: a Mãe que em tudo nos socorre” e o lema “Lembrai-vos de nós em nossas necessidades.”

O padre ainda afirma que a comunidade paroquial vive essa festa com intensidade e alegria. Os dias em torno das celebrações da novena e da festa são de profunda entrega espiritual e de trabalho físico. Tanto a equipe de festeiros, quanto os demais membros da comunidade, se empenham e muito em acolher bem a todos e conduzi-los a uma verdadeira experiência com Deus.

Festejos de Nossa Senhora de Caravaggio em anos anteriores / Foto: Diego Santos/Estrategiacom

Romarias

As romarias ocorrerão em três dias consecutivos, de 26 a 28 de maio. A primeira será a Romaria a Pé, quando milhares de devotos percorrem o percurso da Igreja Matriz até o Santuário pagando promessas, agradecendo por graças alcançadas e fazendo pedidos para a Santa milagrosa. O dia 26 de maio, dia da Mãe de Caravaggio, é feriado em Canela.

A Romaria dos Jovens e Jornada Diocesana da Juventude ocorrerá no sábado, 27, com a presença de muitos movimentos jovens da diocese. Oração e diversão marcam este dia.

Para encerrar, no dia 28 ocorre a Romaria Motorizada e de Ciclistas, quando carros particulares, caminhões e frotas de empresas vão até o Santuário em busca de uma bênção, com os adeptos dos passeios ciclísticos em frente. A intercessão de Nossa Senhora de Caravaggio pela paz no trânsito é o maior pedido deste dia.

Durante os três dias de romarias, o Santuário de Caravaggio contará com Missas, confissões, bênçãos, diversão e espaços gastronômicos que oferecerão desde lanches até restaurante com comida caseira. São esperados milhares de devotos ao longo de toda a programação. No período da Romaria e Festa, pessoas de todo o Rio Grande do Sul e também de outros Estados visitam o local abençoado. Estima-se que, em 2022, o público ultrapassou 40 mil pessoas.

Romaria dos jovens / Foto: Diego Santos/Estrategiacom

História de Nossa Senhora de Caravaggio

O coordenador pastoral do Santuário de Caravaggio de Canela, padre Luciano de Almenida, conta que, segundo a história, Nossa Senhora apareceu para uma mulher chamada Joaneta, esposa de Francisco Varoli, homem de mau caráter e coração duro que maltratava a mulher.

Na tarde de 26 de maio de 1432, ela estava em um prado, na cidade de Caravaggio, na Itália, colhendo pasto para seus animais, prestes a voltar para sua casa onde teria de suportar seu marido. O conforto dela nesta aflição era a oração. Os suspiros e as invocações à mãe de Deus foram elevados e apareceu uma visão luminosa de uma mulher, vestida de azul com a cabeça coberta por um véu branco, de aspecto nobre, majestoso e amável. Grande alegria invadiu o coração de Joaneta e aliviou suas dores.

A visão da Virgem Maria falou e consolou sua serva. Uma fonte de água brotou no lugar onde pousaram os pés da virgem e esta água passou a operar milagres. Em tempo de guerra, Joaneta tornou-se mensageira de Nossa Senhora e proclamou a mensagem de paz, primeiro em Caravaggio e depois aos governantes e às populações de Milão, Veneza e Constantinopla. Reza a história que Maria pediu que Joaneta levasse três pedidos à humanidade: que o povo voltasse a fazer penitência, a jejuar nas sextas-feiras e a orar na igreja, no sábado à tarde, em agradecimento pelos castigos afastados.

História do Santuário de Caravaggio de Canela

A história do Santuário de Caravaggio de Canela iniciou em 1959, quando foi levada, provisoriamente, uma imagem de Nossa Senhora de Caravaggio para a capela instalada onde atualmente é o Santuário. A imagem foi doada pela devota Ângela Rigotto.

Na Capela, pequena e de madeira, onde eram celebradas as missas, atualmente os fiéis depositam muletas, capacetes, fotos e outras homenagens à Santa de Caravaggio pelas graças alcançadas. A pequena capela ainda sedia a celebração de Missa todos os dias 26, de cada mês, exceto em maio, em função da Romaria a Pé.

O Santuário está localizado a 7km do centro de Canela, na RS 235/km55, em um parque que conta com 7,5 hectares de mata nativa e infraestrutura para receber o público. O Santuário recebe fiéis o ano todo e fica aberto, diariamente, das 8h às 18h.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo