Devoção

Igreja celebra o Sagrado Coração de Jesus neste mês de junho

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus perpassa gerações e é uma grande resposta para as lacunas espirituais do início do século XXI

Ronnaldh Oliveira
Da redação

Reprodução Youtube – TV Canção Nova

Junho começou e junto das festividades de Santo Antônio, São João e São Pedro, a Igreja evidencia e celebra o Sagrado Coração de Jesus. Geralmente lembrada todas às primeiras sextas-feiras do mês durante o ano, no próximo dia 24 a Liturgia será dedicada a esta devoção em todo o mundo.

Essa data é uma das três solenidades do Tempo Comum, dentro da liturgia da Igreja Católica, e é comemorada na segunda sexta-feira, após Corpus Christi. 

O olhar atento ao Sagrado Coração de Jesus tem sua origem na Bíblia e foi uma das maneiras encontradas para falar do amor de Deus pelos homens que tem o seu extremo com a vinda de Jesus.

Os fiéis são convidados, a partir da devoção, a renovar concretamente seus compromissos na vivência amorosa e misericordiosa na família, comunidade e no serviço aos mais necessitados.

Testemunhos entre gerações

O jovem João Barbosa Mendes Neto de 24 anos, devoto do Sagrado Coração de Jesus / Foto: Arquivo pessoal

João Barbosa Mendes Neto, de 24 anos, natural de Surubim (PE), mas residente em São Paulo, pertence ao Apostolado de Oração há 13 anos. A partir do testemunho de vida e de oração dos devotos do Movimento, na comunidade que participava, foi impelido a conhecer mais a devoção.

“Participei durante nove sextas-feiras para receber a imposição da Fita e do Manual. Fui introduzido ao Movimento, a esta devoção bonita e a querer, no meu dia a dia, busca a santidade, conforme o coração de Jesus – Dá-me um coração igual ao teu”, diz o jovem.

Leia mais
.: Devoção ao Sagrado Coração de Jesus ganha filme
.: Papa recorda o mês do Sagrado Coração de Jesus
.: Padre explica devoção ao Sagrado Coração de Jesus

Maria Severina de Souza, de 88 anos, conheceu a devoção em 1948 em Campina Grande (PB). Mas foi em 1970, já em Osasco (SP), que começou oficialmente a participar do grupo. Até hoje, fiel às diretrizes do Apostolado da Oração, entendeu que era na experiência comunitária que encontraria “Jesus em meio a nós”.

“Essa devoção deve ser propagada com o nosso testemunho de vida cristã. Esse compromisso começa quando nos colocamos em unidade com o padre da Paróquia e colocar-se a serviço da paróquia, dos que precisam. Se houver mais uma pessoa, há Jesus em meio a nós e a devoção ao seu coração começa! Se permanecermos abertos, seguindo com fidelidade, outras pessoas virão”, afirma Maria.

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus impele os seus devotos a uma verdadeira rede de oração pelo Papa, sacerdotes, jovens e todos os cristãos batizados, missionários em suas realidades. 

Maria Severina de Souza de 88 anos, devota do Sagrado Coração de Jesus/ Foto: Arquivo pessoal de Maria Severina

João acredita que a propagação do amor ao Sagrado Coração de Jesus permeia um caminho seguro e uma resposta eficaz às inúmeras lacunas espirituais vividas por parcelas da sociedade hoje. “Entregar-se ao coração de Jesus é um caminho verdadeiramente seguro de encontro com o Cristo e com os irmãos. Em meio a tantas relativizações, a concretude do amor de Deus por nós no faz abraçar novos horizontes exteriores e interiores”, ressalta o jovem.

História

Em 1673, Santa Margarida Maria de Alacoque recebeu várias revelações de Jesus que a fizeram formar uma equipe de apóstolos a essa devoção. Em uma dessas revelações, Santa Margarida foi incumbida de pedir ao rei Luís XIV que consagrasse o Sagrado Coração de Jesus, colocando-o nas armas da França todas as vezes que fosse combater os inimigos da Igreja. A santa garantia ao rei que o Coração de Jesus o ampararia e conduziria o seu reinado a uma grande glória. 

Mais do que o órgão vital, a devoção deve ser encarada como uma extensão da vontade e do propósito humano. É por ele que se expressa a santidade humana, a vontade, a alma e os pensamentos. É o símbolo que melhor demonstra a união de todos os sentimentos de uma pessoa. É nele que são guardados os desejos e os anseios mais sinceros.  

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo