Evento Nacional

1º Encontro do Exército de São Miguel acontece neste final de semana

Evento promovido pelo Instituto Hesed acontecerá na sede da Comunidade Canção Nova; religioso ressalta que devoção a São Miguel gera grandes graças quando unida à fé

Julia Beck
Da redação

Foto: Arquivo Canção Nova

Acontece neste próximo final de semana, de 27 a 29 de janeiro, o 1º Encontro Nacional do Exército de São Miguel. O evento será na sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), promovido pelo Instituto Hesed. Aberto ao público e sem taxa de entrada, o evento terá como tema: “Aquele que é fraco, diga: “Sou um guerreiro!” (Joel 4, 9).

O Exército de São Miguel surgiu em março de 2020, logo após o início da pandemia da Covid-19. Um dos membros do Instituto Hesed e que está envolvido no 1º Encontro Nacional do grupo, Irmão Emanuel Maria, relata que ele foi uma inspiração das madres fundadoras do instituto, Jane Madeleine e Kelly Patrícia. “Surgiu como uma resposta aos apelos de Deus”, disse.

“Estamos com uma grande expectativa”, disse o religioso sobre o encontro. Segundo Irmão Emanuel, o desejo é de que este evento seja uma oportunidade de muitos viverem um verdadeiro encontro com Deus e crescer no combate espiritual.

Início do Exército de São Miguel

Desde o início de sua fundação, os membros do Instituto Hesed têm uma grande devoção aos santos anjos: São Miguel, São Rafael e São Gabriel. Quando a crise sanitária causada pelo cornavírus foi iniciada, o religioso conta que o desejo foi de manter a proximidade com os leigos que eram membros consagrados do instituto, chamados de “irmãos terceiros”. 

 “Eles não estavam conseguindo vir ao instituto e então nós começamos a levar Jesus até eles por meio das transmissões das adorações conduzidas”, conta Irmão Emanuel.

Meses depois, ao iniciarem a oração da Quaresma de São Miguel, veio a inspiração de Deus para que começassem o Exército de São Miguel. O objetivo era que fosse um grupo para rezar a quaresma. “Ficamos impressionados de como teve uma aceitação e crescimento impressionante. Ele nasceu para ajudar as pessoas a rezarem e está muito ligado ao instituto por conta da nossa devoção aos anjos”, relata.

Devoção a São Miguel Arcanjo

São Miguel é o príncipe dos Exércitos Celestes, frisa Irmão Emanuel. Ele recorda que a tradição da Igreja conta que houve uma batalha no céu e que Lúcifer quis levar os anjos a uma rebelião contra Deus. “Por isso a grande importância da devoção a São Miguel, foi o anjo que deu o seu brado: ‘Quem é como Deus? Ninguém’. E com esse brado ele fez brilhar a fé nos santos anjos”, frisa.

O religioso ressalta que a partir desta história é possível concluir que o devoto a São Miguel é levado pelo arcanjo a adorar a Deus. “Nossa devoção a ele nos leva a Deus”, lembra. Irmão Emanuel recorda também que os anjos são enviados por Deus para ajudar os homens diante das provações.

“Um exército de oração precisa ter alguém que comanda. Os comandantes supremos são Jesus e Maria, depois São Miguel”, comenta.

Terço do combate

Na programação do 1º Encontro Nacional do Exército de São Miguel é possível notar a oração do “Terço do Combate” todos os dias. Este terço também foi uma inspiração de Deus no coração de uma das fundadoras do Instituto Hesed, Irmã Kelly Patrícia.

“Ela teve essa inspiração de rezar essa oração, a do terço, o rosário da Virgem Maria. Rezamos uma oração iluminados pela aparição de Nossa Senhora no século XIX ao beato padre Luís Eduardo Cestac. Nossa Senhora apareceu e ele viu uma multidão de demônios que estavam andando na terra e tentando os homens. Foi então que o sacerdote pediu socorro a Nossa Senhora e ela disse que o remédio seria a oração”, revela Irmão Emanuel.

O religioso afirma que o beato pediu a Maria que o ensinasse a rezar e ela ensinou uma oração muito especial, que é indulgenciada, a da Augusta Rainha.

“Essa é a base do Terço do Combate. É uma oração de combate espiritual, de proteção e clamor à Virgem Maria. Nas contas grandes rezamos essa oração e nas contas pequenas uma jaculatória a São Miguel e aos santos anjos. No final sempre nos consagramos a São Miguel Arcanjo”.

Graças

Tanto o Terço do Combate quanto a Quaresma de São Miguel são orações que geram grandes graças quando unidas à fé. “As pessoas têm crescido na fé. Temos tocado e presenciado esses milagres a cada dia em nossas lives”, comenta Irmão Emanuel.

Sobre a Quaresma de São Miguel, o religioso lembra que foi uma prática inspirada por Deus a São Francisco de Assis. “Ele fazia essa Quaresma em honra a São Miguel, começando no dia da Assunção da Virgem Maria. Foi nessa quaresma que ele recebeu os estigmas de Jesus, teve suas mãos e pés marcados pelas chagas”.

A prática da oração do terço e da quaresma são importantes para o católico, opina o membro do Instituto Hesed. “A quaresma não é obrigatória, como a devoção litúrgica da quaresma antes da Páscoa do Senhor. Ela é devocional, mas não menos importante. Ela nos mostra como São Miguel intercede por nós”. Para o religioso, ambas levam a uma maior comunhão com Jesus.

 As práticas devocionais “nos aproximam do mistério e dos sacramentos, sobretudo da Santíssima Eucaristia”, disse Irmão Emanuel. Elas são também oportunidade de “um momento de encontro pessoal com Deus, revisão de vida, exame de consciência. Momentos de penitência, orações cotidianas e graças derramadas”.

Segundo o religioso, pessoas de todo Brasil enviam ao Instituto Hesed testemunhos de curas físicas, emocionais, graças de providência divina. São relatos de “graças profundas e de conversões autênticas”, acrescenta. Irmão Emanuel sublinha que muitas pessoas que estavam distantes dos sacramentos e da Igreja mudaram de vida após tornarem-se devotos de São Miguel.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo