O principal objetivo é auxiliar na criação e atualização das Políticas de Proteção da Criança, do Adolescente e das Pessoas Vulneráveis à Igreja
Da redação
A coordenadora do Projeto Núcleo Lux Mundi, no Brasil, Dra. Eliane De Carli, foi selecionada pela Pontifícia Comissão para a Proteção do Menor (Pontificia Commissione per la Tutela dei Minori – PCTM) para fazer parte de um grupo de especialistas em temas de prevenção de violências no ambiente eclesial.
O grupo de especialistas do qual Eliane faz parte desde o início de 2023, integra a Pontifícia Comissão e colabora com o Grupo Regional da PCTM (das Américas), cujo objetivo é ajudar na criação e atualização das Políticas de Proteção da Criança, do Adolescente e das Pessoas Vulneráveis para a Igreja.
Estes especialistas regionais trabalham sob a supervisão direta do Secretário Geral da PCTM (Padre Andrew Smal) e o objetivo principal é coordenar as respostas dos membros da Comissão do Grupo Regional, de acordo com as prioridades regionais, por meio da identificação, do planejamento e da atuação da PCTM na região.
Este trabalho é uma resposta ao pedido que Papa Francisco fez à PCTM, sem uma ligação direta com a CNBB ou com a CRB, mas a serviço da Igreja.
O Núcleo Lux Mundi é uma parceria entre a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), tem como objetivo principal a criação e a implementação de Serviços de Proteção para crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis, para o acolhimento das vítimas de violência/abuso e para fomentar a cultura do cuidado, da proteção, da prevenção e da transparência no âmbito eclesial no Brasil.