Frei Joseph Farrell foi eleito durante o 188º Capítulo Geral em Roma e assumirá a liderança da Ordem para o sexênio 2025–2031
Da Redação, com Província Agostiniana do Brasil

Frei Joseph Farrell, novo prior geral dos agostinianos / Foto: Província Agostiniana do Brasil
A Ordem de Santo Agostinho anunciou nesta terça-feira, 9, a eleição de Frei Joseph L. Farrell, OSA, como o Prior Geral da Ordem, para o mandato de 2025 a 2031. A eleição aconteceu hoje durante o 188º Capítulo Geral Ordinário reunido em Roma.
Os capitulares, representando as diversas circunscrições agostinianas ao redor do mundo, confiaram a Frei Joseph a missão de conduzir a Ordem com sabedoria, fé e espírito de serviço nos próximos seis anos. Desde 2013, o religioso era vigário-geral da ordem.
“Unimo-nos em oração, pedindo a luz do Espírito Santo sobre Fr. Joseph L. Farrell, para que, inspirado pelo exemplo de Santo Agostinho, exerça seu novo ministério com humildade, prudência e amor fraterno.”, lê-se no site da Província Agostiniana do Brasil.
O capítulo geral da ordem começou em 1º de setembro e contou com a participação do Papa Leão XIV, agostiniano, na abertura dos trabalhos. O Pontífice presidiu a missa na Basílica de Santo Agostinho em Roma ressaltando a importância da unidade, humildade e escuta. Cerca de 100 religiosos participam do capítulo geral, que segue até 18 de setembro.
Biografia
Fr. Joseph L. Farrell nasceu em 11 julho 1963, em Drexel Hill, Pensilvânia (EUA). Ingressou na Ordem de Santo Agostinho após concluir sua graduação em Administração de Empresas pela Villanova University, em 1985, e foi ordenado sacerdote em 1991.
Desenvolveu seu ministério em paróquias, escolas e universidades, destacando-se como capelão universitário e professor adjunto em Villanova. Em 2013, foi nomeado Vigário-Geral da Ordem, função que desempenhou até o presente momento. Durante esse tempo, colaborou ativamente com diversas comissões internacionais da Ordem, visitou comunidades agostinianas em vários países e incentivou o fortalecimento da vida comunitária, vocacional e missionária.
É reconhecido por seu profundo zelo pastoral, espiritualidade enraizada na tradição agostiniana e por sua capacidade de liderança serena e inspiradora.
Despedida do Frei Frei Alejandro Moral Antón
O novo prior sucede Frei Alejandro Moral Antón, que esteve nessa missão nos últimos 12 anos. No sábado, 6, no sexto dia do Capítulo Geral, ele proferiu seu discurso de despedida aos frades capitulares. Na ocasião, expressou gratidão pelo apoio nesse serviço e exortou todos a permanecerem comprometidos com a renovação contínua da Ordem.