JUBILEU 2025

Edições CNBB inicia publicações dos Cadernos do Concílio

Três primeiros dos 35 volumes que compõem série de reflexões sobre o Concílio Vaticano II estão disponíveis no Brasil

Da Redação, com Vatican News

Três primeiros volumes dos Cadernos do Concílio são publicados no Brasil / Foto: Reprodução Edições CNBB

Em 2025, acontecerá o próximo Jubileu Ordinário da Igreja Católica. Em meio aos preparativos para esta celebração, o Papa Francisco pediu a publicação de subsídios para “redescobrir” o Concílio Vaticano II em 2023. Assim surgiram os Cadernos do Concílio, que começaram a ser publicados no Brasil nesta quinta-feira, 25.

A editora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Edições CNBB, é a responsável pela publicação. A tradução dos documentos ficou a cargo da conferência. São 35 volumes, baseados nas quatro Constituições do Concílio Vaticano II (Dei Verbum, Sacrosanctum Concilium, Lumen Gentium e Gaudium et Spes).

Leia mais
.: Dom Fisichella apresenta projetos para o Jubileu de 2025

Por enquanto, foram publicados apenas os três volumes iniciais. O primeiro deles tem o teólogo Elio Guerriero como autor, conta com introdução do Papa Francisco e trata da história e do significado do Concílio para a vida da Igreja. Os outros dois volumes são de autoria de Dom Fisichella, e são ligadas à Constituição Dei Verbum. Eles abordam a Revelação como Palavra de Deus e o valor da Tradição, respectivamente.

Em coletiva realizada no dia 9 deste mês, o pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, Dom Rino Fisichella, declarou que o objetivo dos Cadernos é “ ajudar as Igrejas locais nos seus itinerários de formação catequética, humana e sobretudo cristã, e dar a possibilidade aos mais novos de conhecer e redescobrir os conteúdos centrais do Concílio”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo