CNBB

Novo Consep encerra primeira reunião abordando o Plano Quadrienal

Conselho Episcopal Pastoral da CNBB discute o plano de trabalho das Comissões Episcopais para o período 2023-2027; Sínodo dos Bispos tem grande influência

Da Redação, com CNBB

Presidência da CNBB durante reunião do Consep na sede da entidade, em Brasília (DF) / Foto Luiz Lopes Jr/CNBB

Aconteceu nesta quarta-feira, 24, o segundo dia da reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Reunidos desde a segunda-feira, 23, na sede da entidade em Brasília (DF), os participantes trataram principalmente do planejamento para o próximo quadriênio.

Pela manhã, foi refletida a construção do novo plano de trabalho das Comissões Episcopais Pastorais. Como foi encerrado o período do 23º Plano Quadrienal que estava vigente, torna-se necessário definir alguns pontos do documento sobre o planejamento pastoral da Conferência para os próximos anos.

Sobre o Plano Pastoral Quadrienal

O Plano Quadrienal da CNBB é tradicionalmente baseado nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE). Contudo, por conta do processo sinodal vivido pela Igreja, os bispos decidiram na 59ª Assembleia Geral, realizada em 2022, não votar novas diretrizes, mas aguardar os resultados do Sínodo.

Dessa forma, as Diretrizes de 2019 a 2023 seguiram orientando a produção do novo Plano Quadrienal. Na sessão realizada, o subsecretário adjunto de Pastoral da CNBB, padre Marcus Barbosa Guimarães, apresentou os objetivos e as linhas gerais de ação para cada Comissão Episcopal. Além disso, pediu a revisão do Plano Quadrienal para discernimento do que será mantido ou mudado.

O bispo auxiliar de Brasília (DF) e sub-secretário geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers, explanou que o 24º Plano Pastoral não terá período de vigência definido. Isso se deve à acolhida dos resultados do Sínodo em 2025 e a definição das futuras Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora. O processo de reelaboração do Plano Pastoral acontecerá entre os meses de junho e outubro.

Outros assuntos

Na última sessão da reunião, a equipe do Movimento Laudato Si’ se apresentou e divulgou a Semana Laudato Si’. A série de eventos acontece por todo o país até o próximo domingo, 28. Depois foram oferecidos informes da Comissão Nacional dos Presbíteros, sobre a preparação do Encontro Nacional de Presbíteros (ENP), de 20 a 24 de abril do próximo ano, e da organização do 15º Encontro Intereclesial das CEBs, marcado para 18 a 22 de julho, Rondonópolis (MT). Os bispos também recolheram sugestões de temas para a Campanha da Fraternidade 2025.

Ao final da reunião, os presentes a avaliaram e destacaram alguns pontos. Presencialidade, espírito fraterno nas discussões, objetividade e liberdade para expressão, participação ativa e disponibilidade dos assessores para a transição foram citados, entre outros.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo