Santa Sé autoriza

Domingo da Palavra de Deus no Brasil ocorrerá em setembro

Com autorização da Santa Sé, Domingo da Palavra de Deus no Brasil terá ênfase em setembro, quando já é celebrado tradicionalmente o mês da Bíblia

Da Redação, com CNBB

Domingo da Palavra de Deus é celebrado no Terceiro Domingo do Tempo Comum; no Brasil, será em setembro, mês da Bíblia / Foto: Wesley Almeida – Canção Nova

A Igreja, em âmbito universal, celebra neste domingo, 23, o Domingo da Palavra de Deus. A data foi estabelecida pelo Papa Francisco para o 3º Domingo do Tempo Comum. Já no Brasil, com autorização da Santa Sé, a data será lembrada amanhã, em unidade com a Igreja, mas a ênfase das celebrações permanecerá em setembro, que tradicionalmente é o mês da Bíblia na Igreja no Brasil.

A autorização para tal organização foi concedida pela Santa Sé mediante um pedido específico. Após consulta do episcopado brasileiro, foi autorizado manter a tradição de celebrar o Dia da Bíblia no último domingo do mês de setembro. Já há 50 anos, a data é dedicada à Palavra de Deus aqui no país.

Durante a 58ª Assembleia Geral da CNBB, o episcopado aprovou o envio de um pedido à Santa Sé para que o Domingo da Palavra de Deus fosse celebrado aqui no Brasil no último domingo de setembro. Esta é uma data próxima à festa do santo que traduziu os textos sagrados para o latim.

“Ainda que recordemos a Palavra de Deus no 3º Domingo do Tempo Comum, como maneira de reafirmar nossa comunhão com o Papa Francisco e com a Igreja no mundo inteiro, a ênfase nas celebrações e os subsídios oferecidos permanecem em setembro, que já é, tradicionalmente, o Mês da Bíblia, celebrado com grande entusiasmo no Brasil há mais de 50 anos”. Quem explica é a assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, Mariana Aparecida Venâncio.

A manutenção dessa tradição nacional, sublinha a assessora, deve-se ao fato de que “o empenho das nossas comunidades para com o mês de setembro realiza o desejo expresso pelo Papa Francisco na Aperuit illis, de que o Domingo da Palavra de Deus promova ‘a celebração, reflexão e divulgação da Palavra de Deus’ (AI 3)”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo