Domingo da Palavra

A Palavra de Deus é força na Igreja, enfatiza padre

Sacerdotes destacam o valor das Sagradas Escrituras às vésperas da celebração do Domingo da Palavra de Deus

Nathalia Cassiano
Da Redação 

A Palavra de Deus é o ponto central da celebração deste domingo / Foto: Arquivo Canção Nova

Neste domingo, 23, a Igreja celebra o Domingo da Palavra de Deus. Esta é uma data, no terceiro domingo do tempo comum, dedicada à celebração, reflexão e divulgação da Palavra de Deus. 

O Papa Francisco comenta que é, mais uma vez, um convite para os fiéis se aprofundarem nas Sagradas Escrituras. Estas têm a força e o poder de ressurreição na vida de cada um daqueles que se deixam ser tocados pelo Espírito Santo.

Essa celebração foi instituída em 2019, com a carta Apostólica sob forma de Motu Proprio  “Aperuit illis”,  publicada no dia em que a Igreja celebra a memória litúrgica de São Jerônimo. O santo, conhecido como tradutor da Bíblia em latim, afirmava: “ A ignorância das Escrituras é a ignorância de Cristo”.

A Palavra de Deus é como a chuva que lava

“A Palavra de Deus é uma força na Igreja, é Deus se comunicando com a humanidade. Deus deixa o sinal, chama, convoca, é um chamamento para estarmos sempre dentro desse projeto de amor, de vida e de serviço. Ser amigos, discípulos, missionários nesta caminhada rumo a uma vida digna para todos”. Quem afirma é o Comissário de Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, padre Juarez Destro.

Leia também
.: Domingo da Palavra de Deus: a Palavra faz o coração arder, diz bispo

O assessor de Liturgia da diocese de Lorena (SP), padre Thales Maciel, também comenta a importância da Palavra na vida da Igreja. “A Palavra de Deus não são letras nem folhas, ela é uma pessoa. Então, toda vez que vamos ler a Bíblia, devemos estar preparados para o encontro com uma pessoa, uma pessoa que transforma a nossa vida e dá sentido à nossa existência. Essa pessoa, em última instância, é o autor no próprio texto, e esse texto é sempre atual, não está preso no passado”, explica.  

Já a missionária Sarah Sabará, da Comunidade Canção Nova, diz que as Sagradas Escrituras têm um peso em sua vida. “A Palavra de Deus é a verdade, e quando nos encontramos com a verdade, descobrimos a nossa própria essência. Na minha liberdade humana, dou espaço para que a Palavra d’Ele tenha o poder de me influenciar em direção ao belo e verdadeiro”.

Movimentos pastorais de estudos bíblicos nas igrejas 

Segundo padre Juarez, todas as igrejas deveriam ter formações permanentes sobre a Palavra de Deus. Trata-se de propor aos fiéis a participação nas celebrações, em círculos bíblicos ou até mesmo pequenos grupos que podem se reunir para fazer uma leitura orante. Ele orienta tirar meia hora do dia ou, quem puder, um pouco mais.

“É necessário parar e realizar a leitura orante seguindo os quatro passos: ler, rezar, meditar e contemplar”, diz o sacerdote. Ele acrescenta ser importante as comunidades oferecerem conteúdos que abordam as Sagradas Escrituras.

“Depois que comecei a fazer o estudo bíblico, a minha intimidade com o Senhor cresceu, aplicada nos fatos concretos e diários da minha vida, pois a Palavra se atualiza em mim. A cada dia, eu me encontro verdadeiramente com Jesus na Palavra, que me ilumina a dar passos firmes no meu processo de conversão, fazendo a experiência do amor misericordioso de Deus por mim”, relata a missionária Lucélia Maria Santos.

Padre Juarez conclui lembrando que a CNBB já está fazendo um estudo sobre a animação bíblica da pastoral, estimulando a formação de leigos. “Por enquanto, é um estudo que, mais pra frente, poderá virar um documento dos cristão leigos, seja na catequese, nas homilias diárias, nos processos formativos dos futuros sacerdotes”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo