Em mensagem

Pizzaballa comenta proximidade da celebração do Domingo da Palavra

Em mensagem aos fiéis, patriarca latino de Jerusalém ilustra como se realizará a iniciativa que será celebrada, por desejo do Papa, no terceiro Domingo do Tempo Comum

Da redação, com Vatican News

Patriarca Latino de Jerusalém Pierbattista Pizzaballa /Foto: Aid to the Church in Need via CNA

Este ano o Domingo da Palavra de Deus, que cai no dia 23 de janeiro, será dedicado à leitura integral do Novo Testamento na Terra Santa. A celebração foi instituída pelo Papa Francisco com o Motu Proprio Aperuit Illis de 30 de setembro de 2019. No documento, o Pontífice estabeleceu que “o terceiro Domingo do Tempo Comum seja dedicado à celebração, reflexão e difusão da Palavra de Deus”.

A celebração visa “fazer crescer no povo de Deus a religiosa e assídua familiaridade com as Sagradas Escrituras”. Em mensagem, o patriarca Latino de Jerusalém Pierbattista Pizzaballa convida paróquias, comunidades religiosas ou laicas, grupos de jovens, famílias e fiéis da Palestina, Israel, Jordânia e Chipre a aderirem e a participar da iniciativa.

Leia mais
.: Domingo da Palavra de Deus: a Palavra faz o coração arder, diz bispo

“A participação pode ser feita pessoal ou comunitariamente, segundo a possibilidade que cada um pode dar e com o tempo que cada um pode ter”, explica o patriarca. “Confiando na graça de Deus, espalharemos assim pela Terra Santa, e daqui por todo o mundo, ‘a semente incorruptível da Palavra… viva e eterna’, o autêntico ‘aroma perfumado’ que faz apaixonar”.

A Palavra de Deus instrumento de unidade

Nos últimos anos, na Igreja de Jerusalém, para o Domingo da Palavra de Deus, fiéis católicos, juntamente com os irmãos das Igrejas reformadas, reuniram-se para ler inteiras seções da Sagrada Escritura. Uma prática, afirma Dom Pizzaballa, “que também foi inspirada no que diz o Concílio Vaticano II”, na Dei Verbum.

“A Igreja sempre venerou as divinas Escrituras como fez com o próprio Corpo de Cristo, nunca deixando, especialmente na sagrada liturgia, de alimentar-se com o pão da vida tanto da Palavra de Deus como do Corpo de Cristo”, comenta.

O Patriarca Latino de Jerusalém recorda também o que o Papa Francisco salientou por ocasião dos 1600 anos da morte de São Jerônimo, reiterando que “a Bíblia é o livro do povo do Senhor que na sua escuta passa da dispersão e divisão à unidade” e que “a Palavra de Deus une os crentes e faz deles um só povo”.

Nos próximos dias, o portal do Patriarcado Latino de Jerusalém publicará as várias iniciativas previstas para o Domingo da Palavra de Deus. O objetivo é oferecer aos fiéis a oportunidade de escolher os eventos aos quais participar.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo