Mês da Bíblia

Materiais impressos e apps evangelizam a partir da Palavra de Deus

Bíblia para crianças e jovens, além dos apps, são formas de levar a Palavra de Deus a diversos públicos

Denise Claro
Da redação

Plataformas digitais também trazem a Bíblia para leitura / Foto: Wesley Almeida

Setembro é o Mês da Bíblia. Neste ano, especialmente, a Igreja no Brasil comemora 50 anos desta dedicação. 

Inúmeros são os materiais produzidos e publicados a partir da Palavra de Deus. Há versões da Bíblia para crianças, adolescentes e jovens. Nestes casos, formato, linguagem e ilustrações apropriadas a estas faixas etárias buscam atingir esse público. Destaque também para o digital: a bíblia em sites e aplicativos, unindo a evangelização à tecnologia, conseguindo alcançar tantos. 

Thuâny Simões trabalha com os produtos de evangelização da Canção Nova na Editora. Ela conta que existe a preocupação de produzir materiais evangelizadores, a partir da Palavra de Deus. “Buscamos não somente trazer um conteúdo “solto”, mas baseado em histórias bíblicas, com uma linguagem simples, dinâmica e interativa. Possuímos diversos livros interativos, bíblias infantis e infantojuvenis. A partir da Bíblia, desenvolvemos livros com diversas histórias, atividades para colorir, quadrinhos e temas centrais, como parábolas, milagres de Jesus e outros.”

Ela explica também que os produtos para estas faixas etárias precisam ter uma linguagem atrativa, e a produção precisa estar atenta ao que é interessante para os mais jovens.

“Os infantis possuem cores vivas, desenhos coloridos e sempre acompanham figuras para colorir, recortar, levando a criança a fazer parte da história contada e também a interagir com seus pais. Já para o público jovem e adolescente, buscamos trazer o que, naquele momento da produção, está “na moda”, “em alta”, temas em que este público está inserido, sempre trazendo a evangelização como o ponto principal do produto, com passagens e históricas bíblicas que se interligam com o momento em que eles estão vivendo.”

Leia mais
.: A Bíblia tem o poder de transformar a vida, afirma Papa

Adaptação de linguagem

A linguagem de cada produto precisa atender àquela faixa etária, uma vez que o nível de compreensão é diferente, e por isso tantos títulos e formatos diferenciados. “Todas as adaptações textuais ou visuais para que o produto fique mais atrativo não altera a essência do conteúdo que queremos transmitir através de cada texto e ilustração. A mensagem da Bíblia continua a mesma em sua essência”.

Para Tatiana Ferreira, que também trabalha com produtos de evangelização da Canção Nova, mas no Cantinho da Criança, é muito importante esta preocupação em produzir materiais específicos para o público jovem, visto que ele está inserido em um mundo com muitas influências, tanto negativas quanto positivas. 

“Trazer a evangelização através destes produtos, buscando não somente o ensinamento em si, mas a interatividade entre o produto e o leitor é necessário, já que, assim, mostramos que estar na presença do Senhor é algo agradável, benéfico e motivador.”

As profissionais observam que os frutos colhidos nesta evangelização são muitos. 

“Vemos muitos jovens e adolescentes se conscientizando de que estar na presença de Deus não é algo “careta”, como é passado para eles, mas sim prazeroso e que os leva a estar mais próximos de Deus de uma maneira leve, descontraída e dinâmica. Hoje recebemos, através de cartas, testemunhos e relatos, muitos feedbacks de pais e dos próprios adolescentes de como nossos produtos influenciaram em suas decisões de seguir a Jesus e como os produtos infantis têm ajudado os pais a interagirem com seus filhos de forma saudável e evangelizadora.”

Os jovens e a Bíblia

Os jovens Gabriel Domício e Beatriz Valdez contam sua experiência com a Palavra de Deus/ Foto: Arquivo Pessoal

O jovem Gabriel Domício lê a Bíblia semanalmente, especialmente no Grupo de Oração que participa, aos sábados. “O ideal era ser algo diário, mas por falta de organização e querer, não mantenho esta prática. Sábado é dia de grupo de oração, com isso, me mantenho próximo da Palavra como alicerce.”

Ele afirma que esta disposição da Bíblia em apps e on-line facilita o contato com a Palavra de Deus. “Eu gosto da Bíblia física, mas sem dúvidas essa possibilidade facilita a vida e tem maior abrangência, sem o limitador geográfico. Acredito que o mundo evoluiu, e ter esse evolução junto é essencial”. 

A jovem Beatriz Valdez relata que sua experiência com a Palavra de Deus é muito verdadeira, pois é uma forma de escutar a voz de Deus. “Costumo ler a Bíblia todos os dias, faço o chamado “estudo bíblico”. O melhor horário que eu encontrei é de noite, antes de dormir. Procuro manter a constância, mas as vezes acabo falhando.”

Filha de missionários, Beatriz sempre esteve em contato com a Palavra de Deus, inclusive a Bíblia para crianças, quando era pequena. Para ela, é a melhor forma de introduzir as crianças em uma vida de contato com a Palavra.

“As figuras são bem atrativas e estimulam a imaginação. Por mais que sejam mais resumidas (pelo menos as que eu conheço) são uma forma de educar as crianças na fé. Assim, os jovens e adolescentes não precisam ser introduzidos, precisam permanecer.”

A facilidade dos apps

Ela afirma que gosta de ler a Bíblia física, porque gosta de folhear, grifar e usar post its. Mas acaba acompanhando a liturgia por aplicativo e de vez em quando a Bíblia também, principalmente em momentos de correria.

“Acho muito importante essa opção digital e diria que “salvou a minha vida” em vários momentos, até mesmo em pregações, porque meu celular sempre está no meu bolso. Isso facilita para adolescentes e jovens, o celular sempre está com a gente. Os aplicativos e sites são acessíveis, diversificados e práticos. Tudo está migrando para os celulares e computadores, e para atingir o público que consome esse conteúdo nesses lugares, acho muito válido colocar a Bíblia nessa forma mais acessível.”

A jovem ressalta que, além de consumir conteúdo bíblico on-line, hoje, já mais madura, utiliza as redes sociais e apps para evangelizar também.

“Tenho costume de pregar e gravar vídeo pra internet, e o estudo bíblico me ajuda com o conteúdo. Basicamente todos os meus vídeos são inspirados em revelações que Deus me deu a partir da Palavra. Esse foi um chamado que começou no ano passado. Nossa geração é uma geração conectada e absorvemos muita informação em pouco tempo. Hoje em dia temos muita informação que confunde a cabeça, incluindo a minha. Me senti chamada por Deus a passar a verdade para essa geração, de uma forma legal e atual.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo