Páscoa de 2005 ficou marcada como a última de São João Paulo II
Da redação, com Vatican News
Este dia 2 de abril marca os 16 anos da morte de São João Paulo II.
Em 2005, o dia 2 de abril era um sábado e na Praça S. Pedro milhares de fiéis estavam em oração até que o então substituto na Secretaria de Estado, Cardeal Leonardo Sandri, fez o seguinte anúncio:
“Caros irmãos e irmãs, às 21h37, o nosso amado papa João Paulo II voltou à casa do Senhor. Rezemos por ele”.
As palavras do cardeal argentino foram seguidas de comoção e a partir daí a voz de “santo já” se espalhou entre os peregrinos que vieram a Roma se despedir do papa polonês.
Trajetória
João Paulo II insistiu na via do diálogo como tentativa de aproximação com outras religiões. Em seus discursos sobre o assunto, sublinhou a importância da proximidade entre os diversos líderes para o bem dos povos e a conquista de direitos comuns.
Sua canonização, em 27 de abril de 2014, foi presidida pelo Papa Francisco, com a presença de Bento XVI.
No dia 22 de outubro, a Igreja Católica celebra o dia de São João Paulo II. A data foi estabelecida pelo papa Francisco por simbolizar o dia em que Karol Wojtyla celebrou sua primeira missa como Pontífice, em 1978, iniciando seu pontificado.
Última Páscoa
De modo especial, as imagens da Via-Sacra da Semana Santa de 2005 ficaram indeléveis, com o futuro Santo que acompanhava do Palácio Apostólico as meditações. Naquele ano, foram escritas pelo então Cardeal Joseph Ratzinger.
No vídeo, relembre a última Via-Sacra de São João Paulo II: