Papa Francisco participará da tradicional homenagem na Praça de Espanha no no domingo, 8
Da Redação, com Vatican News
Está se aproximando a Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria. Diante da celebração, que acontece em 8 de dezembro, a comunidade católica de Roma se prepara para comemorar Nossa Senhora sob este título.
Como é tradição, os primeiros a homenagear a imagem situada na Praça Mignanelli, perto da Praça de Espanha, serão os bombeiros. Eles honram os 220 colegas de profissão que inauguraram o monumento em 8 de dezembro de 1857, e subirão às 7h (hora local) ao topo do monumento para colocar uma guirlanda de flores no braço da Virgem.
O Papa Francisco também participará da tradicional homenagem, cuja chegada à Praça de Espanha está prevista para as 16h locais. O Pontífice será recebido pelo vigário geral, Cardeal Baldassare Reina, e pelo prefeito de Roma, Roberto Gualtieri. O Papa rezará diante do monumento dedicado a Nossa Senhora e deixará flores em sua base.
Numerosos grupos e personalidades deixarão coroas de flores aos pés da coluna de 12 metros de altura, projetada pelo arquiteto Luigi Poletti, sobre a qual se ergue a imagem mariana de bronze criada pelo escultor Giuseppe Obici.
Trabalhadores representantes das mais importantes empresas romanas, o embaixador da Espanha junto à da Santa Sé com os grupos espanhóis, e a Unitalsi (União Nacional Italiana para o Transporte de Enfermos a Lourdes), também estarão presentes.
Os Frades Menores Conventuais da Basílica dos Santos XII Apóstolos estarão na praça para acolher grupos e fiéis individuais, animando com cantos e orações. O pároco e reitor da basílica, padre Francesco Celestino, afirma que esta é uma grande oportunidade de evangelização. “Temos a oportunidade de encontrar muitas pessoas. A participação na homenagem aumenta a cada ano”.
No domingo, 8 , Solenidade da Imaculada Conceição, as celebrações eucarísticas estão marcadas para às 9h e às 10h30; às 17h45, o Rosário e canto de litanias; às 18h30, a solene concelebração eucarística presidida pelo Secretário de Estado Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, concelebrada pelo Cardeal Dominique Joseph Mathieu, arcebispo de Teerã-Ispahan dos Latinos. Todas as celebrações serão animadas pela Capela Musical Constantiniana da basílica.