Papa escolheu passagem “Na velhice, não me abandones” (cf. Sl 71,9) como tema da data que será celebrada em 28 de julho deste ano
Da Redação, com Boletim da Santa Sé
O Dicastério para os Leigos, a Vida e a Família divulgou o tema para o próximo Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, a ser celebrado em 28 de julho deste ano. Ele foi extraído do livro dos Salmos, na passagem em que está escrito “Na velhice não me abandones” (cf. Sl 71,9).
Segundo nota do Dicastério, a escolha do Papa Francisco tem como objetivo “destacar como a solidão é, infelizmente, a amarga companheira na vida de muitos idosos, que muitas vezes são vítimas da cultura do descarte”. No ano de preparação para o Jubileu 2025, que o Pontífice decidiu dedicar à oração, o tema reflete a súplica de um ancião que retraça a sua história de amizade com Deus.
Leia mais
.: Papa: não marginalizar os idosos, mas crescer juntos com paciência
.: Dia dos Avós nos convida a olhar para esta vocação, diz religiosa
O texto também destaca que, “ao valorizar os dons dos avós e dos idosos e a sua contribuição para a vida da Igreja, a celebração do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos visa promover o compromisso de cada comunidade eclesial em construir laços entre as gerações e combater a solidão”.
Origem da data
A data foi instituída pelo Papa Francisco em 2021 e, neste ano, terá sua quarta edição. Ela é celebrada anualmente no quarto domingo de julho, próximo à festa de Sant’Ana e São Joaquim, comemorada no dia 26.
O vídeo acima é:
Reportagem Adilson Sabará
Imagens Vatican News