Diálogo com a tecnologia

Dia Mundial da Paz terá tema sobre inteligência artificial

Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral propõe, a pedido do Papa Francisco, um diálogo aberto sobre as novas tecnologias

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Foto: rawpixel.com (editada) via Freepik

Em comunicado publicado na manhã desta terça-feira, 8, o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral anunciou o tema para o próximo Dia Mundial da Paz. Celebrada em 1º de janeiro, a data ganhará uma mensagem sobre “Inteligências artificiais e Paz”.

Na nota, é afirmado que “o notável progresso feito no campo das inteligências artificiais tem um impacto cada vez mais profundo na atividade humana, na vida pessoal e social, na política e na economia”. Desta forma, a intenção do Papa Francisco com a escolha deste tema é promover um diálogo aberto sobre estas novas tecnologias, cheias de potencialidades.

Diante da necessidade de atenção para que estes avanços não sejam usados de forma violenta e discriminatória, o comunicado assinala “a urgência de direcionar a concepção e o uso da inteligência artificial de forma responsável, para que estejam a serviço da humanidade e da proteção da nossa casa comum”.

Assim, faz-se necessário estender a reflexão ética ao âmbito da educação e do direito. “A proteção da dignidade da pessoa e o cuidado de uma fraternidade efetivamente aberta a toda a família humana são condições essenciais para que o desenvolvimento tecnológico contribua para a promoção da justiça e da paz no mundo”, conclui a nota.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo