Reunido na sede da CNBB em Brasília (DF) entre os dias 16 e 17, Conselho fala sobre processo sinodal para novas diretrizes e outros temas
Da Redação, com CNBB
Em meio às atividades do encontro do grupo de assessores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que acontece de 14 a 20 de agosto, o Conselho Episcopal Pastoral (Consep) do colegiado se reúne entre os dias 16 e 17 na sede da entidade, em Brasília (DF).
O Consep é formado pela presidência da CNBB e pelos presidentes das Comissões Episcopais. Todos estão reunidos com os novos assessores das Comissões, escolhidos pelo Conselho Permanente para o quadriênio 2023-2027. O objetivo do encontro é promover uma formação sobre a CNBB e o papel do assessor.
No primeiro dia de reunião do Consep, o bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ) e presidente da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB, Dom Joel Portella Amado, apresentou o conselho diretor e o comitê de peritos do Instituto Nacional de Pastoral Padre Alberto Antoniazzi (INAPAZ). Ele é o novo diretor do instituto que prepara, entre outras formações, a análise da conjuntura eclesial, e o novo secretário-executivo do INAPAZ é o padre Danilo Pinto.
Novas diretrizes e outras atualizações
Na sequência, o arcebispo de Santa Maria (RS) e presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, Dom Leomar Brustolin, fez uma reflexão sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), que guiam o plano de trabalho das comissões. Ele apresentou os primeiros resultados da escuta do processo sinodal de construção das novas diretrizes.
A primeira parte da reunião foi concluída com uma partilha em relação aos trabalhos da Comissão Episcopal Especial para Amazônia da CNBB e da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam) Brasil sobre o Movimento Laudato Si’ e as ações ligadas à campanha Junho Verde. A apresentação foi pela assessora da comissão e secretária executiva da Repam Brasil, irmã Irene Lopes.
Depois, os bispos refletiram sobre o andamento dos trabalhos da Comissão do Tema Central da 61ª Assembleia Geral da CNBB, a ser realizada em abril de 2024, em Aparecida (SP). Além de outras atividades realizadas, o coordenador do Setor de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen, apresentou o processo de encaminhamentos relativos à Campanha da Fraternidade 2025, cujo tema foi aprovado na última reunião do Conselho Permanente da CNBB.