APARECIDA

Comissários latinoamericanos da Terra Santa visitam Santuário Nacional

Comissariado da Custódia da terra Santa conheceu a Basílica de Nossa Senhora Aparecida nesta sexta-feira, 25, e falou sobre sua missão

Gabriel Fontana
Da Redação

Comissários concelebram Missa no Santuário Nacional de Aparecida / Foto: Messias Junqueira

Entre os milhares de peregrinos que visitam o Santuário Nacional de Aparecida, localizado em Aparecida (SP), um grupo se destacava. Os Comissários da Terra Santa na América Latina dedicaram a manhã desta sexta-feira, 25, para visitar a Basílica de Nossa Senhora Aparecida.

Eles são frades franciscanos cuja missão é divulgar a Terra Santa. A custódia dos lugares santos é da Ordem dos Frades Menores há mais de 800 anos, e por conta desta realidade, foi instituído um Comissariado em 1421 para atuar como embaixador dessa causa em todos os lugares do mundo.

Diante dessa tarefa, os comissários latino-americanos estão reunidos desde a quarta-feira, 23, em um congresso no Santuário de São Francisco, em São Paulo (SP), com o objetivo de atualizar e revitalizar a vida e a evangelização para continuar o caminho de divulgação dos Lugares Santos. Os religiosos permanecem juntos até o sábado, 26.

A missão dos Comissários

Fr. Edgar Alves / Foto: Gabriel Fontana

O coordenador dos Comissários, Fr. Edgar Alves, comenta que as principais atividades que realizam é a promoção de peregrinações à Terra Santa e visitas nas dioceses e paróquias sobre o trabalho de custódia realizado pelos franciscanos. Eles também são os responsáveis por fazer a coleta da Sexta-Feira Santa, que é destinada aos lugares santos.

“Nós mantemos os lugares santos, os santuários, as creches, os hospitais que temos lá na Terra Santa e todo o serviço que desempenhamos ali, serviços de caridade, serviços que fazemos com os peregrinos, e recebendo os peregrinos lá nos lugares santos. (…) Estamos discutindo como melhorar esse nosso serviço para divulgar melhor ainda a Terra Santa”, afirma o frade.

Ele também indica que os principais desafios enfrentados pelos Comissários são de ordem financeira. Segundo o Fr. Edgar, é difícil organizar pacotes de viagens com valores acessíveis para levar as pessoas à Terra Santa. Da mesma forma, o tamanho da América Latina diminui a possibilidade dos Comissários visitarem as comunidades, dificultando a divulgação dos lugares santos.

Amor a Jesus e ao Seu Evangelho

Fr. José Manuel / Foto: Gabriel Fontana

Vindo da Colômbia, o Fr. José Manuel destaca a presença do Espírito Santo e a ação evangelizadora dos Comissários. “O Espírito Santo sempre será aquele que alenta os seguidores de Jesus a seguir no seguimento de Cristo e do Seu Evangelho com radicalidade”, declara.

O religioso também diz que a América Latina tem um papel crucial no cuidado com a Terra Santa. Uma vez que há muitos católicos no continente, a ajuda que pode ser dada é grande. “Os latinoamericanos amam profundamente a Jesus e, igualmente, o local onde Ele nasceu, cresceu e inaugurou o Reino de Deus”, observa o Fr. José Manuel.

A visita à Basílica foi encerrada com a celebração da Missa, às 12h, no Altar Central. No período da tarde, os Comissários se encaminham para o Santuário de São Frei Galvão, onde conhecerão melhor a história do irmão franciscano que se tornou o primeiro santo brasileiro. O Congresso acaba neste sábado, 26, com a Missa no Santuário de São Francisco, em São Paulo (SP).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo