CONGRESSO

Comissários da Terra Santa na América Latina se reúnem em São Paulo

Frades menores, que divulgam lugares santos no continente, se encontram em congresso entre os dias 23 e 26, no Santuário de São Francisco de Assis

Da Redação, com Lurdinha Nunes

Foto: Reprodução CMC

Começa nesta quarta-feira, 23, o XII Congresso dos Comissários da Terra Santa da América Latina. Sediado no Santuário de São Francisco de Assis, em São Paulo (SP), as atividades da manhã contaram com a celebração da Santa Missa e a cerimônia de abertura do evento, que se estende até o próximo sábado, 26.

Os comissários da Terra Santa têm como objetivo divulgar os lugares santos em todo o mundo. Sua missão foi instituída há mais de 600 anos, em 1421, pelo Papa Martinho V. Integram o Comissariado, ao todo, 67 frades menores, que estão presentes em 57 nações.

A presença dos franciscanos na Terra Santa começou no início do século XIII, quando São Francisco de Assis foi inspirado a visitar a região e tocar os lugares que até hoje constituem um testemunho insubstituível da revelação de Deus e do seu amor pelos homens. Durante a peregrinação, ele se encontrou pacificamente com sultão Melek Al- Kamel, que naquele tempo governava a região. Desde então, eles têm sido responsáveis pela Custódia da Terra Santa.

O objetivo do encontro é atualizar e revitalizar a vida e a evangelização para continuar o caminho de divulgação dos Lugares Santos. Entre os participantes do congresso, estão o Custódio da Terra Santa, Fr. Francesco Patton, o responsável pelo escritório coordenativo dos Comissários da Terra Santa, Fr. Marcelo Cichinelli, e o delegado para os Comissários, Fr. Silvio Rogelio De La Fuente.

A programação prevê a realização de alguns trabalhos em grupo na quinta-feira, 24, e uma visita aos Santuários Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP), e São Frei Galvão, em Guaratinguetá (SP), na sexta-feira, 25. O congresso será encerrado no sábado, 26, com a celebração da Santa Missa.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo