MARIOLOGIA

Papa envia mensagem de vídeo a congressistas reunidos em Aparecida

Aos participantes do XVI Congresso Mariológico, Francisco destacou a maternidade de Maria que possibilitou a vinda de Deus

Da Redação, com Vatican News

Em mensagem em vídeo, Papa Francisco também exibe ícone da Virgem Maria e do Menino Jesus / Foto: Reprodução Vatican News

Foi dado início nesta quinta-feira, 1º, o XVI Congresso Mariológico em Aparecida (SP). O evento, organizado pela Academia Marial de Aparecida, contou com uma participação especial em seu primeiro dia: do Papa Francisco.

O Pontífice enviou uma mensagem de vídeo saudando os participantes. O tema escolhido para o evento está diretamente relacionado com o Santo Padre: “A mariologia do Papa Francisco”. Segundo a organização, ele “tem sido o grande profeta para a nossa geração, com seu coração voltado para o povo, principalmente para aquele que sofre e é descartado socialmente”.

A Academia Marial “quer oferecer aos participantes a riqueza da Espiritualidade Mariana, que ecoa fortemente no coração do Papa Francisco, e que ele nos devolve convocando-nos para sermos uma Igreja sinodal, em saída missionária, que segue os passos daquela que é para nós Mãe, Irmã, Companheira e Modelo perfeito de Discípula-Missionária.”

A mensagem do Papa

No vídeo, o Papa falou sobre a maternidade de Maria – a forma que Deus encarnou-Se no mundo: “Maria que se faz de escada para que Deus desça. Dá a Ele a possibilidade de descer e se fazer homem como nós. Foi Ela quem – perdoem a expressão – pavimentou a estrada para que se pudesse caminhar. Ela é a Mãe, foi ela quem possibilitou que Deus fosse Deus conosco”.

Ao lado de Francisco está um mosaico com uma imagem da Virgem Maria e do Menino Jesus, que se apoia nas mãos da Mãe. Com uma mão, Ele segura o manto dela, equilibrando-Se, e com a outra, segura um pergaminho. O Santo Padre explicou o significado de cada detalhe:

“É Deus que tem a plenitude da lei em uma mão. Mas (também) é homem, e tem que segurar no manto da Virgem para não cair. E vai descendo, com as mãos da Virgem que servem como escada. Esta é Maria que nos traz Jesus. Ela tornou-se a possibilidade, a escada, para esta descida de Jesus, que é Deus, e O trouxe a nós.”

Leia mais
.: Padre: como Maria, Papa Francisco respondeu “sim” ao chamado de Deus

.: Neste mês de maio, Papa destaca devoção a Maria e oração do terço

Por fim, o Pontífice abençoou os participantes e os exortou a confiar sempre na Virgem: “Envio-lhes a minha bênção. Não se esqueçam que Ela é Mãe. Seja o que for que aconteça na vida, olhe para a sua Mãe”. Como de costume, também pediu para rezarem por ele.

O Congresso e a mariologia do Papa Francisco

Em entrevista ao Vatican News, o superior geral dos padres de Schoenstatt, membro da direção da Associação Brasileira de Mariologia e um dos conferencistas deste Congresso, padre Alexandre Awi, afirmou que “a Academia Marial de Aparecida é a principal instituição de estudo mariológico no Brasil”.

Segundo o religioso, “a academia é um lugar de estudo, de encontro, onde todas as pessoas interessadas em se aprofundar no conhecimento sobre Maria estão convidados a participar desse espaço que está intimamente vinculado ao Santuário Nacional de Aparecida.”

Descrevendo a mariologia do Papa Francisco, constituída a partir da experiência do Pontífice com Deus de forma a gerar conhecimento sobre Nossa Senhora, o padre Awi destacou três dimensões. Ele ressaltou que Maria é mãe, que Maria se encontra no povo e que Maria é discípula e missionária.

O XVI Congresso Mariológico, que está acontecendo no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional de Aparecida, será concluído neste domingo, 4. Confira o vídeo enviado pelo Papa:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo