Sétima edição do Dia das Catacumbas será realizada em 2 de março, com visitação pública gratuita a sete catacumbas cristãs na capital italiana
Da Redação, com Pontifícia Comissão de Arqueologia Sacra
A Pontifícia Comissão de Arqueologia Sacra promove, no dia 2 de março, a sétima edição do Dia das Catacumbas. Nesta data, catacumbas localizadas em Roma são abertas para visitação pública gratuita, com atividades relacionadas a estes locais organizados pela comissão.
Tais visitas proporcionam um encontro com as memórias e os testemunhos da primeira comunidade cristã de Roma, recordando pessoas, acontecimentos e histórias extremamente significativas e importantes para o presente. Ao todo, sete catacumbas estarão abertas para receber visitantes: São Calisto, São Sebastião, Domitila, Priscila, Santa Inês, São Marcelino e São Pedro, e São Pancrácio.
O tema desta edição é “da memória à oração” e se encontra no caminho preparatório para o Jubileu 2025. Atendendo ao pedido do Papa Francisco de que este seja o Ano da Oração, a comissão propõe reflexões ligadas a esta temática, considerando que o encontro com a memória suscita uma reflexão profunda e, por consequência, a oração.
Trata-se de preces que se dirigem a Deus, mas também aos mártires e àqueles que testemunharam sua fé, cujo exemplo e intercessão sustentam os fiéis do presente. Neste contexto, destaca-se a figura do Orante, localizada nas Catacumbas de Priscila, que ergue os braços ao céu para louvar a Deus, agradecer-Lhe, pedir ajuda e invocar a libertação e a salvação.
Em algumas catacumbas, haverá atividades voltadas especialmente para as crianças. Para mais detalhes, clique aqui.