Preparativos

Começam os ensaios do Coro da JMJ Lisboa 2023

A igreja do Colégio São João de Brito encheu-se de vozes femininas e masculinas para o primeiro ensaio do Coro da JMJ Lisboa 2023

Da Redação, com Fundação JMJ Lisboa 2023

Coral JMJ 2023 / Foto: Fundação JMJ Lisboa – Maria Campos

O primeiro ensaio do Coro da JMJ Lisboa 2023 reuniu quase 200 jovens de Portugal. O encontro aconteceu na igreja do Colégio São João de Brito, em Lisboa, com vozes de todo o país.

O Coro começou o ensaio com uma apresentação, aquecimentos e exercícios vocais e juntou pela primeira vez de forma presencial quase todos os elementos do coro. “Eles começam por aquecer a voz todos juntos, e depois trabalhamos por naipes, para ler as músicas, para trabalhar o som, a afinação. Depois desse trabalho, voltamos a ensaiar todos juntos e a sentir finalmente o som do coro da JMJ”, explica a coordenadora da Música da JMJ Lisboa 2023, Teresa Cordeiro.

Coral JMJ 2023 / Foto: Fundação JMJ Lisboa – Maria Campos

Constituído com vozes femininas e masculinas de dioceses do país e divido em quatro naipes, com componentes entre os 15 e os 50 anos, sendo a maioria da faixa etária entre os 18 e os 30, o coro será uma presença marcante dos cinco momentos centrais da JMJ Lisboa 2023.

“Eu gostava de sentir que as nossas vozes chegam a Deus e que somos um motor para que toda a gente consiga lá chegar. A nossa missão é pôr toda a gente a cantar. […] Nós queremos que todos cantem conosco e ajudar as pessoas a chegar a esse patamar de espiritualidade, de comunhão, de fé”, afirma Teresa Cordeiro.

O Coro está preparando um repertório extenso, com cerca de 50 cânticos. Existem cânticos em alemão, polaco, espanhol, inglês, português, latim e outros idiomas. O hino oficial “Há pressa no ar” faz parte do repertório.

A formação final aconteceu depois de 250 inscrições e três fases de audições. Teresa Cordeiro relata que tem enfrentado desafios como “encontrar espaços disponíveis para acolher ensaios com esta dimensão, disponibilidade de maestros e acompanhadores, responder às preocupações e solicitações dos coralistas”.

Este primeiro ensaio, que aconteceu nos dias 23 e 24 de julho, contou com a presença de coralistas de dioceses de Portugal, tendo os elementos de fora de Lisboa ficado alojados em casas dos coralistas da capital. O próximo ensaio está marcado para outubro deste ano. A partir de março de 2023, começarão os ensaios com a orquestra dirigida pela maestrina Joana Carneiro.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo