Peregrinação

Jovens acolhem símbolos da JMJ na diocese de Angra nos Açores

Este ano, os símbolos irão percorrer as nove ilhas dos Açores em Portugal

Da Redação, com Vatican News 

Foto: Site Oficial Lisboa 2023

Numa celebração presidida pelo bispo Dom Nuno Brás no dia 26 de maio, os jovens da diocese do Funchal na ilha da Madeira se despediram com muita alegria, dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Na ocasião, o bispo do Funchal assinalou que a presença dos símbolos naquela diocese foi um sinal que convida a peregrinar. Entretanto, a cruz e o ícone mariano já estão na diocese de Angra peregrinando ao encontro dos jovens no arquipélago dos Açores.

O coordenador do Comité Organizador Diocesano (COD) de Angra, padre Norberto Brum, disse à Agência Ecclesia que os símbolos vão estar nas nove ilhas dos Açores.

O sacerdote recordou que os símbolos já estiveram nos Açores em agosto de 2011 no contexto da JMJ Madrid. Mas desta vez, os símbolos irão visitar as nove ilhas, afirmou o padre Norberto Brum.

Peregrinação dos símbolos 

A peregrinação dos símbolos nos Açores será um momento de entusiasmo, de renovação e aprofundamento. “Um verdadeiro momento de graça e de bênção. Um momento favorável à nossa juventude”, disse o padre Norberto.

Segundo o coordenador do COD, cada ilha, cada vigararia, elaborou o seu próprio programa. Isso possibilitou uma variedade de iniciativas:  visita a escolas, instituições, seminário, comunidades religiosas, casas de saúde e lares de idosos.

O sacerdote considera que a peregrinação dos símbolos da JMJ é um momento de unidade, convergência e partilha que confirma a diocese de Angra na comunhão nacional e a nível mundial.

Ilhas a percorrer 

A cruz peregrina e o ícone “Salus Populi Romani”- ícone bizantino da virgem com o Menino Jesus – estarão de 3 a 6 de junho na Ilha Graciosa.

Depois irão peregrinar no Faial, no Pico e São Jorge até 10 de junho. Nos dias 11 e 12 estarão na Praia da Vitória e de 12 a 14 em Angra do Heroísmo.

De 15 a 17 de junho, os símbolos estarão em Povoação; nos dias 17 e 18, no Nordeste; a 18 e 19 em Fenais de Vera Cruz; e de 19 a 21 de junho, em Vila Franca do Campo.

Nos últimos dias, de 21 a 28 de junho, os símbolos da JMJ estarão em Lagoa, Ribeira Grande, Capelas e Ponta Delgada. A peregrinação da cruz e do ícone nos Açores conclui-se a 29 de junho.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo