CELEBRAÇÃO

Cidade capixaba se prepara para a Festa de Corpus Christi

A fé que se ajoelha diante do Santíssimo Sacramento também é vista nas ruas das cidades brasileiras. Nesta semana em que a Igreja celebra Corpus Christi, a gente mostra uma das maiores expressões dessa festa religiosa no país. Em Castelo, no sul do Espírito Santo, a tradição une arte e devoção.

Reportagem de Liana Nunes
Imagens de Ersomar Ribeiro, Gabriel de Assis, Alberes Cruz, Radfilmes e Arquivo

Nas ruas de tantas cidades do Brasil, os sinos tocam mais forte e os corações se preparam para um dos momentos mais importantes do calendário litúrgico. A Solenidade de Corpus Christi é um convite para adorar, com reverência e amor, Aquele que está vivo na Eucaristia.

Celebrar Corpus Christi é vivenciar a presença real de Jesus, que caminha conosco. E quando essa fé se mistura com arte, e mãos unidas em oração, o resultado é uma beleza que chega ao céu por meio da contemplação do mistério vivido na construção dos tradicionais tapetes.  É o que acontece, todos os anos, na pequena e fervorosa cidade de Castelo, no sul do Espírito Santo: uma tradição que ganha há 62 anos o título de maior festa de Corpus Christi do Brasil. 

Da coordenação da Festa em Castelo (ES), Luciano Travalha explicou a importância da data. “É mostrar a beleza encaixada com a fé, com a religiosidade e a evangelização cada dia mais do povo”.

Com pouco mais de 35 mil habitantes, a cidade vive uma verdadeira transformação. Ruas inteiras se tornam tapetes — coloridos, simbólicos, sagrados. São mais de dois quilômetros de quadros, feitos com pó de café, areia, serragem, entre outros materiais. Tudo preparado para receber Jesus Eucarístico.

“Então nós temos dezessete quadros de vinte e cinco metros, mas atrelado a ele vem a passadeira, que é comprida. Para você ter uma ideia, tem uma passadeira que chega a atingir 120 metros de comprimento”, apontou Luciano sobre a grandiosidade.

Em 2025, a expectativa é ainda maior. Paróquias, escolas, famílias e voluntários já se organizam para receber o Senhor. Uma festa que envolve não apenas a comunidade local, mas atrai milhares de fiéis, turistas e devotos que vêm de várias partes do Brasil, para testemunhar esse espetáculo de fé.

E a TV Canção Nova estará presente em Castelo, com uma cobertura especial de toda essa preparação. Serão mostrados os bastidores, os detalhes dos tapetes e, principalmente, o momento mais importante: a procissão com o Santíssimo Sacramento, que transforma a cidade num altar a céu aberto.

“Nós preparamos a festa, então a gente agradece a vocês de estar dando essa oportunidade de estarmos sendo visualizados não só no Brasil como no mundo, porque a gente sabe a expansão que vocês tem. E estão todos convidados a comparecer em Castelo”, concluiu Luciano.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo