11/02

Celebrações em Lourdes recordam as aparições de Nossa Senhora

Aparições à jovem Bernadete ocorreram há 162 anos; celebrações em Lourdes marcam o dia dedicado a esse título de Nossa Senhora

Da Redação, com Vatican News

celebrações em Lourdes -gruta de Lourdes

Gruta de Nossa Senhora de Lourdes / Foto: ChiccoDodiFC by Getty Images

A Igreja celebra, nesta quinta-feira, 11, o dia de Nossa Senhora de Lourdes. Há exatamente 162 anos, acontecia a primeira aparição da Virgem Maria à jovem Bernadete Soubirous em Massabielle. Também hoje celebra-se o Dia Mundial do Enfermo.

Em Lourdes, na França, tudo pronto para as celebrações deste dia. O delegado apostólico para o Santuário de Lourdes, Dom Antoine Hérouard, preside Missa na Basílica de São Pio X às 10h (hora local). A celebração será transmitida ao vivo pelas televisões católicas.

Confira também
.: Restrições: “Jornadas de Lourdes” acontecerão on-line e presencialmente

.: Gruta atrai peregrinação de devotos de Nossa Senhora de Lourdes

Na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, haverá adoração ao Santíssimo Sacramento. Na Gruta de Lourdes, oração do terço às 15h30 e às 18h. O dia termina com a bênção do reitor do Santuário de Lourdes, monsenhor Olivier Ribadeau Dumas.

O dia de hoje marca ainda o encerramento da novena que teve início em 3 de fevereiro. Fiéis no mundo todo foram convidados a participar, unindo-se em oração. Houve a possibilidade de acompanhar a missa e o terço da TV Lourdes.

Aparição de Nossa Senhora de Lourdes

Há 162 anos, a jovem Bernadete, acompanhada por sua irmã e uma amiga, estava em Massabielle para recolher lenha. Tirando as meias para atravessar o riacho e entrar na gruta, ouviu um barulho como uma rajada de vento. Levantou a cabeça em direção à gruta e viu “uma senhora vestida de branco” que “usava um vestido branco, um véu branco, um cinto azul e uma rosa amarela em cada pé”.

A pequena camponesa fez o sinal da cruz e recitou o Terço com a Senhora. Depois, uma vez terminada a oração, a Senhora desapareceu de repente. Seguiram-se mais 17 aparições, até o dia 16 de julho de 1858.

“Eu sou a Imaculada Conceição”

Revelando-se como a Imaculada Conceição, Maria, Mãe de Jesus, quis explicar que todo seu ser consiste em conceber o Filho de Deus, em ser toda para Ele. “Por isso ela é Imaculada, habitada por Deus”, explica o site do Santuário de Lourdes.

“Assim, a Igreja e todo cristão devem deixar-se habitar por Deus para se tornar, por sua vez, imaculados, radicalmente perdoados e agraciados para que também possam ser testemunhas de Deus.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo