PELA INTERNET

Santuário Mariano de Lourdes vai transmitir peregrinação on-line

Esta será a primeira peregrinação on-line transmitida para todo o mundo na data do aniversário da aparição final a Santa Bernadette Soubirous

Da redação, com Vatican News

Há mais de 160 anos, em 1858, a Virgem Maria apareceu para uma jovem francesa, Bernadette Soubirous, na pequena cidade de Lourdes, aos pés da região de Pirinéus. Um santuário logo surgiu no local das aparições e, nos anos e décadas que se seguiram, com milhões de peregrinos visitando o santuário, milhares de curas milagrosas e conversões foram relatadas.

Em 2020, dois anos depois do 150º aniversário das aparições, Lurdes está absolutamente vazia. Pela primeira vez em sua história, o santuário foi fechado para os peregrinos, como resultado da pandemia do novo coronavírus. Ainda que agora tenha sido reaberta, medidas de cuidado sanitário permitiram que apenas um limitado número de peregrinos pudesse visitar o santuário.

A primeira peregrinação virtual

Em resposta, o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes está organizando a primeira peregrinação virtual mundial, marcada para esta quinta-feira, 16, aniversário da aparição final à Santa Bernadete. Espera-se que milhões de pessoas de todo o mundo participem por meio da televisão, rádio, internet e outros meios de comunicação social, reunidos “sob o signo da esperança e da solidariedade”.

“Multigeracional e multicultural, a peregrinação eletrônica intitulada ‘Lourdes United’ reunirá todos aqueles que, nos quatro cantos do mundo, veem Lourdes como um farol de fé, compromisso, compartilhamento e esperança”, explica o site criado para o evento.

Na agenda

A peregrinação ‘Lourdes United’ será transmitida, das 19h às 22h (horário local), e mostrará celebrações, procissões, rosários e preces. Um programa televisivo será transmitido ao vivo da gruta, das 16h às 18h, e contará com personalidades religiosas e civis compartilhando suas histórias do papel que Lourdes desempenha em suas vidas. Os palestrantes também se concentrarão em temas de “solidariedade, fraternidade, compromisso, ajuda, esperança e busca de sentido na vida”, enquanto música ao vivo, vídeos de arquivo e relatórios dos bastidores ajudarão a explicar melhor a missão do Santuário de Lourdes.

Lurdes é um dos mais famosos santuários marianos no mundo todo, com mais de 100 mil voluntários, recebendo mais de 5 milhões de peregrinos e visitantes — incluindo mais de 50 mil pessoas com doenças ou deficientes — que vão ao Santuário anualmente. Diante da crise econômica e social causada pelo Covid-19, bem menos pessoas poderão fazer a peregrinação este ano.

Para acompanhar a peregrinação 0n-line, visite o site www.lourdes-united.org.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo