Em carta

Celam agradece ao Papa por Encíclica Fratelli Tutti

A presidência do Conselho Episcopal Latino-Americano publicou uma mensagem de agradecimento e comentário à Encíclica do Papa lançada no último dia 4

 

Da Redação, com Celam

Presidência da CNBB/ Foto: Celam

A presidência do Conselho Episcopal Latino-Americano, Celam, divulgou uma mensagem de agradecimento ao Papa Francisco pela Carta Encíclica Fratelli Tutti, recentemente publicada.

Na carta, o conselho agradece e afirma asssumir a voz profética do Papa Francisco expressa na Encíclica. “Como organismo de comunhão eclesial recebe este documento com alegria e esperança, confiando em que seu conteúdo iluminará e ampliará os horizontes de ação da Igreja na América Latina e no Caribe”, destaca.

A mensagem é intitulada “Novos caminhos de humanização de vida, de fraternidade e de amizade social”, e recorda a importância de analisar o conteúdo desta Carta Encíclica, acolhendo seu apelo à conversão permanente e ao compromisso pastoral.

Leia também:
.: Notícias sobre a Encíclica Fratelli Tutti

Segundo o Celam, o documento mergulha nos sonhos expressos na Exortação Apostólica Pós-Sinodal Querida Amazônia, que confirma e dá sentido ao processo de renovação e reestruturação que vive o Conselho Episcopal Latino-americano.

“Fratelli Tutti é uma reflexão profunda de que o Santo Padre está amadurecendo há muito tempo. Para o Papa, o Covid-19 teve um efeito enorme, evidenciando as fraturas e o fracasso do modelo de desenvolvimento predominante. Essa falha afeta principalmente os mais pobres, mas também toda a população. O Papa Francisco nos faz ver que a pandemia é uma crise da qual sairemos melhor ou pior, mas nunca a mesma ”, ressalta a carta.

Leia mais:
.: Presidência da CNBB fala sobre a Fratelli Tutti, nova encíclica do Papa

Por fim, o Celam aponta uma chave de leitura, que são os eixos fundamentais do documento: o dinamismo universal do amor; a relação entre o local e o universal; a “arquitetura” e o “artesanato” do encontro; a dignidade de cada ser humano independentemente das circunstâncias; o destino comum das mercadorias; o avanço humano pelo trabalho, a necessidade de uma política saudável e uma humanidade samaritana.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo