FRATELLI TUTTI

Monsenhor Irwin fala da ideia do Papa de amizade social na nova encíclica

Monsenhor Kevin Irwin desvenda a ideia do Papa Francisco de amizade social apresentada na nova Encíclica ‘Fratelli tutti’

Da redação, com Vatican News

Monsenhor Kevin Irwin, professor de Estudos Litúrgicos da Universidade Católica da América / Foto: Reprodução Youtube

Monsenhor Kevin Irwin acredita que a nova Encíclica do Papa Francisco, Fratelli tutti, fala com base na profunda preocupação de que a humanidade esteja cada vez mais isolada. O enfoque do Papa, portanto, centra-se na fraternidade e na amizade social.

“Nós estamos juntos”

Fraternidade e amizade andam de mãos dadas, explica o Mons. Irwin. O isolamento de que o Papa Francisco fala é manifestado “em termos de países e fronteiras, em termos de economia e equidade, em termos de desenvolvimento”.

O que o Santo Padre quer dizer é “estamos juntos”, e a amizade é a maneira de quebrar as barreiras que criam o isolamento. “Se levarmos um ao outro a sério, devemos ser irmãos, irmãs e amigos, e não apenas seres anônimos.”

Bons samaritanos uns com os outros

A encíclica, explica o Mons. Irwin, “inverte a perspectiva de nós e eles. A perspectiva é de todos nós juntos, e devemos ser bons samaritanos uns para os outros”. A questão que então se apresenta é “Como podemos viver isso juntos?”.

É isso que torna a encíclica profunda. Para compreender plenamente sua mensagem, é necessário que cada pessoa desacelere, leia, ore com ela e reflita sobre ela. Mons. Irwin também sugere que “as pessoas comecem a trabalhar em grupos de estudo”, discutindo em conjunto. E podem começar, diz ele, “a olhar para a desigualdade em seus próprios países”. O religioso também sugere o diálogo com os bispos locais para saber como eles planejam avançar em temas específicos como a pobreza e a pena de morte.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo