window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047'); window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047');

ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS

Cáritas Ásia: testemunho de caridade e diálogo entre religiões

A Cáritas Internacional celebra sete décadas de serviço com uma série de sete webinários regionais ou continentais

Da redação, com Vatican News

O secretário-geral da CI, Aloysius John / Foto: Reprodução Youtube

A Cáritas Internacional (CI) é uma confederação internacional com mais de 160 organizações católicas operando serviços socais, assistência e desenvolvimento em mais de 200 países e territórios ao redor do mundo. E completará 70 anos no próximo domingo, 12.

Para marcar sete décadas de serviço, a CI realizou uma série de sete webinars regionais ou continentais. O último desses seminários virtuais aconteceu na terça-feira e foi dedicado à Caritas Ásia.

Caritas Asia

A Caritas Ásia, com sede em Bangkok, Tailândia, é uma das sete unidades regionais da Caritas Internationalis e reúne 25 organizações membros. Tudo começou em 1999, quando a Assembleia Geral da CI, reunida em Roma, aprovou a proposta dos membros asiáticos de estabelecer um escritório regional no continente. Desde então, a Caritas Ásia tem servido como escritório de coordenação regional de todas as organizações membros que operam em países e territórios no maior continente do mundo.

Os 25 membros da Caritas Ásia estão agrupados em 4 sub-regiões: Central, Leste, Sul e Sudeste da Ásia, com escritórios sub-regionais no Quirguistão, Macau, Sri Lanka e Cingapura.

Nascida principalmente para enfrentar os grandes desastres naturais que regularmente atingem o continente, a Caritas Ásia opera em um contexto amplamente diversificado, devido às condições econômicas.

O webinário da CI de 7 de dezembro sobre a Caritas Ásia enfocou os setenta anos de caminhada juntos no espírito de fraternidade e solidariedade.

Mianmar continuando a trabalhar sob uma junta militar opressora, a Indonésia enfrentando uma erupção vulcânica e o Paquistão sobrecarregado por ondas de refugiados afegãos que fogem do Talibã são alguns dos desafios críticos que a Caritas Ásia está enfrentando atualmente, além da pandemia de Covid-19.

Caridade e diálogo entre religiões

No webinário desta terça-feira, 7, o secretário-geral da CI, Aloysius John, expressou solidariedade com essas nações e elogiou a contribuição e o compromisso dos 25 membros locais da Caritas. Ele agradeceu à Caritas Ásia por seu testemunho de caridade e diálogo entre pessoas de diferentes religiões, e por se esforçar para criar harmonia social em um momento em que as pessoas estão tentando usar a religião para dividir as nações.

Farol de amor, esperança e paz

Nos 70 anos da CI, o presidente da Caritas Ásia, Benedict Alo D’Rozario, de Bangladesh, disse: “Também celebramos nosso próprio envolvimento, dedicação, compromisso e todas as nossas contribuições pessoais que ajudaram a moldar a CI para o que ela é agora – um farol de amor, esperança, alegria e paz. ” Ele prometeu o compromisso da Caritas Ásia de continuar trabalhando juntos como organizações membros individuais e como uma confederação “no espírito de fraternidade e solidariedade”.

Ele destacou que a pandemia de Covid-19 “aumentou a vulnerabilidade daqueles que já são vulneráveis ​​e tornou os pobres ainda mais pobres”. Embora enfrentemos muitos desafios e restrições, observou ele, também somos “abençoados com grandes novas oportunidades de descobrir novas maneiras de servir à humanidade”.

Segundo Zar Gomez das Filipinas, coordenador regional da Caritas Ásia, os desafios “fortalecer o nosso acompanhamento das comunidades e sociedades asiáticas em direção a um desenvolvimento humano holístico”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo