Visita a Pequim será de 13 a 15 de setembro, uma nova etapa da missão que o Papa chama de “ofensiva de paz” para aliviar as tensões na Ucrânia
Da Redação, com Vatican News
O presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI), Cardeal Matteo Maria Zuppi, irá a Pequim, seguindo na missão de paz confiada pelo Papa Francisco para aliviar as tensões na Ucrânia. A informação foi divulgada pela Santa Sé nesta terça-feira, 12. A viagem será de 13 a 15 de setembro.
A confirmação da visita chega após meses de expectativa, tanto em Roma quanto em Pequim. A missão do cardeal, que já passou por Kiev (5 e 6 de junho), Moscou (28 e 29 de junho) e Washington (17 a 19 de julho), é chamada pelo Papa de “ofensiva de paz”. O objetivo é apoiar as iniciativas humanitárias e a busca de caminhos que possam levar a uma paz justa.
Ainda de acordo com o comunicado vaticano, o cardeal estará acompanhado por um funcionário da Secretaria de Estado.
O cardeal Zuppi está em Berlim desde segunda-feira, 11, para o encontro promovido pela Comunidade de Sant’Egidio – “A audácia da paz”. O evento reúne os líderes das principais religiões do mundo, juntamente com representantes políticos e culturais de 40 países. Entre eles, estava o ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, com quem o cardeal teve uma longa conversa particular na tarde desta segunda na Embaixada da Itália.
À margem do evento, respondendo aos jornalistas, o cardeal comentou a nova etapa da missão e o papel da China nesse processo, definindo-o como “talvez um dos elementos mais importantes”.