ENVIADO DO PAPA

Cardeal Zuppi conclui etapa da missão de paz nos Estados Unidos

Comunicado da Santa Sé dá detalhes sobre os compromissos do representante pontifício em território estadunidense, incluindo encontro com o presidente Biden

Da Redação, com Vatican News

Cardeal Mario Zuppi / Foto: Stefano Spaziani/Mondadori Portfolio/Sipa USA via Reuters Connect

A mais recente etapa da missão de paz do arcebispo de Bolonha e presidente da Conferência Episcopal Italiana, Cardeal Matteo Maria Zuppi, foi concluída. O enviado do Papa Francisco, que já havia visitado Rússia e Ucrânia com o objetivo de auxiliar a aliviar as tensões da guerra, visitou os Estados Unidos entre os dias 17 e 19 deste mês.

Segundo comunicado da Santa Sé publicado nesta quarta-feira, 19, o representante pontifício chegou ao território estadunidense na noite da segunda-feira, 17, acompanhado de um oficial da secretaria de Estado do Vaticano.

Os enviados se reuniram com o presidente da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos, Dom Timothy Broglio, na Nunciatura Apostólica. Durante a conversa, foram trocadas algumas reflexões sobre a guerra na Ucrânia e sobre as iniciativas da Santa Sé em favor das vítimas e da paz.

Encontro com o presidente Biden

Na terça-feira, 18, a delegação integrada também pelo Núncio Apostólico, Dom Christophe Pierre, e pelo Conselheiro da Nunciatura Apostólica, Monsenhor Séamus Patrick Horgan, encontrou-se com alguns membros da Comissão sobre a Segurança e a Cooperação na Europa do Governo dos Estados Unidos. Ao órgão, foram apresentados a natureza e o desenvolvimento da missão confiada pelo Santo Padre e, juntos, refletiram sobre como ampliar sua eficácia.

Na tarde do mesmo dia, o Cardeal Zuppi e outros integrantes da comitiva se dirigiram à Casa Branca, onde foram recebidos pelo presidente dos Estados Unidos, Joseph Biden. A ele, o enviado pontifício entregou uma carta do Papa Francisco, ressaltando a dor do Papa pelo sofrimento causado pela guerra.

Leia mais
.: Santa Sé reitera apelo pela paz na Ucrânia e pela segurança dos civis

O encontro se iniciou por volta das 17 horas e durou mais de uma hora, em uma atmosfera de grande cordialidade e escuta recíproca. O comunicado da Santa Sé relata que, “durante a conversa, foi garantida a total disponibilidade a apoiar iniciativas no âmbito humanitário, especialmente para crianças e pessoas mais frágeis, seja para responder a essa urgência, seja para promover caminhos de paz”.

No último dia da visita, pela manhã, a delegação vaticana participou do Senate Prayer Breakfast (Café da Manhã de Oração do Senado) na sede do Congresso dos Estados Unidos. Aos presentes, o Cardeal Zuppi falou sobre os encontros que teve durante as várias etapas de sua missão de paz. Por outro lado, foi expresso o apreço pelos esforços da Santa Sé e enfatizada a responsabilidade de cada um em trabalhar pela paz.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo