window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047'); window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047');

Enviado do Papa

Concluída visita do Cardeal Zuppi a Moscou: abrir caminhos de paz

Comunicado da Santa Sé, divulgado hoje, relata trajetória de compromissos do religioso na capital russa como enviado do Papa

Da Redação, com Vatican News

Cardeal Mario Zuppi, enviado do Papa para visita a Moscou / Foto: REUTERS/Maxim Shemetov

Nesta sexta-feira, 30, a Santa Sé divulgou um comunicado sobre a visita a Moscou do presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI) e arcebispo de Bolonha, Cardeal Matteo Maria Zuppi. Ele viajou para a capital russa na última quarta-feira, 28, com o objetivo de estimular gestos de humanidade que ajudem a encontrar caminhos para uma paz justa.

Segundo o informativo, o cardeal se encontrou com o assistente do Presidente da Rússia para Assuntos de Política Externa, Yuri Ushakov, e com a comissária junto ao Presidente da Rússia para os Direitos da Criança, Maria Lvova-Belova. Durante as conversas, um dos temas abordados foi a deportação de crianças ucranianas.

Zuppi também fez uma breve visita à Igreja de São Nicolau em Tolmachi, na Galeria Tretyakov. O comunicado relata que o religioso se deteve em oração diante do ícone de Nossa Senhora de Vladimir, a quem confiou sua missão.

Outro compromisso foi o encontro com o Patriarca de Moscou e de toda a Rússia, Kirill. Ao líder religioso, Zuppi transmitiu as saudações do Papa Francisco, e também conversou sobre iniciativas humanitárias que poderiam facilitar uma solução pacífica dos conflitos vividos.

O cardeal ainda se encontrou com os bispos da Conferência dos Bispos Católicos da Rússia. Juntamente a eles e a um grande grupo de sacerdotes, e na presença de embaixadores e representantes do Ministério das Relações Exteriores, Zuppi presidiu uma concelebração na Catedral da Arquidiocese da Mãe de Deus, em Moscou. Segundo o comunicado, essa foi uma oportunidade de transmitir à comunidade a proximidade, a recordação e a oração do Santo Padre.

Próximos passos

Por fim, o comunicado informa que os resultados da visita serão levados ao conhecimento do Papa Francisco, tendo em vista outras medidas a serem tomadas, tanto em nível humanitário quanto na busca de caminhos para a paz.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo