MIGRANTES E REFUGIADOS

Cardeal Parolin: 'devemos salvar a vida dos imigrantes'

O cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano, pediu a ‘regularização dos movimentos migratórios, para que seja seguro’ e tragédias como a de Cutro, no sul da Itália, não voltem a acontecer

O cardeal Pietro Parolin / Foto: Vatican News

Da redação, com Vatican News

Após o apelo feito durante o Angelus dominical para que “os caminhos de esperança nunca mais se transformem em caminhos de morte”, o Papa Francisco repetiu o seu apelo ao “acolhimento e solidariedade” para com os migrantes. Fá-lo numa mensagem enviada por ocasião da abertura de um encontro sobre o tema da acolhida denominado “Cattedra dell’accoglienza” (a cátedra da acolhida), encontro promovido pela associação Fraterna Domus de 6 a 10 de março em Sacrofano, província de Roma, Itália.

No texto assinado pelo cardeal secretário de Estado Pietro Parolin, o Pontífice pede “um renovado empenho em fomentar o espírito de acolhida e solidariedade, promovendo a paz e a fraternidade entre os povos”. O Papa encoraja ainda a olhar para “a presença de tantos irmãos e irmãs migrantes como uma oportunidade de crescimento humano, de encontro e de diálogo entre culturas e religiões”.

Orientações da Igreja sobre boas-vindas

Antes de fazer seu discurso, o cardeal Parolin respondeu à pergunta de um jornalista sobre a terrível tragédia do recente naufrágio em Cutro, sul da Itália, que custou a vida de pelo menos 71 pessoas. Ele lembrou a natureza chocante da tragédia e como ele acredita que marca “um chamado para repensar as políticas de recepção de migrantes” e como “a Igreja ofereceu toda uma gama de princípios e diretrizes que devem ser considerados precisamente para reconsiderar essas políticas”.

Uma visão mais positiva

A consideração mais importante para evitar mais desastres nas chamadas “viagens de esperança”, segundo o cardeal Parolin, “é a regularização dos fluxos migratórios, para que a migração seja segura”. Para o cardeal Parolin, “acima de tudo, devemos ter uma atitude mais positiva”, que hoje é “infelizmente dominada pelo medo”. Acrescentou que é necessário “um acolhimento que leve em conta a situação de onde vêm essas pessoas e a situação em que nos encontramos”.

Salvando pessoas acima de tudo

Em relação às palavras do Papa no Angelus de domingo, quando pediu esforços para deter “os traficantes de seres humanos”, o Cardeal uniu-se à sua voz para condenar “os que especulam com e lucram com isso”. O secretário de Estado não se pronunciou sobre as novas regras solicitadas pela Itália às ONGs envolvidas no resgate de migrantes no mar, mas destacou que para a Santa Sé “o princípio que sempre se aplica é que se trata antes de mais nada de salvar pessoas , de não permitir que vidas humanas se percam”, como aconteceu recentemente na costa sul da Itália.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo