MIGRANTES E REFUGIADOS

A dor do Papa pelas vítimas do naufrágio na costa da Calábria

Após o Angelus, Francisco rezou pelos mortos e agradeceu aos socorristas que levaram ajuda aos migrantes náufragos na manhã deste domingo na costa de Crotone

Da redação, com Vatican News

Policiais observam na praia em que corpos de supostos refugiados foram encontrados após um naufrágio, em Cutro / Foto: Reuters

“Esta manhã soube com dor do naufrágio ocorrido na costa da Calábria, perto de Crotone. Já foram recuperados 40 mortos, entre os quais muitas crianças. Rezo por cada um deles, pelos desaparecidos e pelos outros migrantes sobreviventes. Agradeço aos que levaram ajuda e aos que estão dando acolhida. Que Nossa Senhora ampare estes nossos irmãos e irmãs”.

Após a recitação do Angelus, o coração do Papa se partiu como o barco naufragado na manhã deste domingo, 26, na costa de Crotone, tendo a bordo também muitas crianças, provavelmente engolidas pelo mar.

Busca pelos desaparecidos

A tragédia, mais uma, ocorreu perto de Steccato di Cutro. Aqui, os 57 sobreviventes encontrados cansados, molhados e assustados na praia contaram aos socorristas que o barco pesqueiro em que viajavam, junto com muitas outras pessoas, homens, mulheres e crianças, em determinado momento, devido ao mau tempo e mar agitado, literalmente se partiu ao meio.

De acordo com testemunhos, havia cerca de 250 pessoas no barco, enquanto de acordo com as autoridades locais poderia haver cerca de 150-180, principalmente originárias do Irã, Paquistão e Afeganistão. 21 sobreviventes estão em estado grave e, portanto, foram transferidos para o hospital Crotone enquanto a busca pelos desaparecidos no mar continua, mas com extrema dificuldade devido às condições meteorológicas.

Dor da comunidade

“É um mau despertar que deve acordar a comunidade para que tragédias semelhantes não voltem a acontecer”, publicou no microblog Twitter o presidente da Cruz Vermelha Italiana.

“O que aconteceu em Steccato di Cutro é uma tragédia. Enquanto as atualizações ainda estão sendo feitas, as notícias que já foram recebidas são dramáticas”, afirma por sua vez o prefeito de Crotone, Vincenzo Voce. “Sentimos uma dor profunda que neste momento une toda a comunidade da cidade. Imediatamente nos organizamos por meio do Centro Municipal de Operações da Proteção Civil, para dar o nosso apoio às Forças Policiais, Bombeiros, Cruz Vermelha e todos aqueles que estão ocupados no local da tragédia nestas horas”.

Paz

O Santo Padre também lamentou a morte de crianças na Terra Santa. “Peço a Deus pelos palestinos e israelenses, para que encontrem o caminho da fraternidade e da paz, com a ajuda da comunidade internacional”, disse Francisco. 

Em seguida, o Pontífice compartilhou suas preocupações com a situação em Burkina Faso, onde “continuam ocorrendo ataques terroristas”.

Mais uma vez, o Sucessor de Pedro convidou todos os que seguem o seu Angelus dominical a “rezar pelo povo daquele querido país”, na esperança de que a violência que continuam a suportar não os leve a perder a esperança no seu caminho de democracia, justiça e paz.

Em atualizações recentes da nação da África Ocidental, o chamado grupo Estado Islâmico reivindicou a responsabilidade pela morte de mais de 70 soldados, ferindo outras dezenas e tomando cinco pessoas como reféns em uma emboscada contra um comboio militar no norte do país.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo