MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Parolin na COP27: fome, clima e desigualdades estão conectados

Falando aos participantes da COP27, conferência sobre o impacto das mudanças climáticas, o cardeal afirmou que diversos fatores

Da redação, com Vatican  News

Crise alimentar e crise hidríca estão intrinsicamente ligadas às mudanças climáticas, afirmou o cardeal Parolin / Foto: Andreas por Pixabay

O cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado da Santa Sé, discursou nesta terça-feira, 8, na COP27, a conferência sobre o clima organizada pela ONU, sobre segurança alimentar e hídrica.

Parolin enfatizou a estreita relação entre a segurança alimentar e hídrica, por um lado, e questões como a guerra, o clima e a desigualdade econômica, por outro, antes de apresentar várias propostas para enfrentar esses problemas.

Interconexão

O tema principal dos discursos do Cardeal Parolin — a respeito da segurança alimentar e a segurança hídrica — foi a estreita ligação desses assuntos com outras grandes questões globais. Essa interconexão é um tema-chave da carta encíclica de 2015 do Papa Francisco sobre o meio ambiente, Laudato si’.

O cardeal deu início ao seu discurso sobre segurança alimentar observando que “a fome e a desnutrição estão aumentando devido a guerras e conflitos, crises climáticas, rupturas de mercado, desigualdade, falta de vontade de compartilhar recursos e conhecimentos e negligência da natureza. Tudo isso está interligado”, ponderou.

Acrescentou ainda que “as mudanças climáticas afetam o funcionamento de todos os componentes dos sistemas alimentares, muitas vezes de maneira que exacerbam as desigualdades entre regiões do mundo e grupos da sociedade, além de impactar negativamente mulheres e crianças”.

Da mesma forma, em seu discurso sobre segurança hídrica, o cardeal Parolin sublinhou que, “como um insumo fundamental para a produção de alimentos, a água também é essencial para o funcionamento dos sistemas alimentares”.

“Não podemos ignorar essa ligação direta entre as crises alimentares e a crise climática. A segurança hídrica pode e deve desempenhar um papel essencial nas políticas climáticas e deve ser incluída nas estratégias climáticas nacionais”, afirmou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo