Movimento dos Focolares

Brasil sediará, pela primeira vez, Genfest Internacional em 2024

Com o tema ‘Juntos para Cuidar’, Genfest é festival juvenil do Movimento Focolares e terá programação intensa dividida em três fases

Da redação, com Focolares

Genfest é um festival com muita música, coreografias, relatos de experiências e laboratórios temáticos / Foto: Arquivo Focolares

Em julho de 2024, o Brasil irá sediar, pela primeira vez, o Genfest Internacional. O festival, promovido pelo Movimento dos Focolares, acontece a cada seis anos e reúne pessoas do mundo todo, de diversas religiões, etnias e culturas diferentes.

A programação do evento contará com atividades artísticas, culturais, formativas e a troca de experiências. A expectativa é reunir mais de seis mil jovens e adultos, entre 18 e 35 anos, provenientes dos cinco continentes.

O Genfest 2024 será dividido em três fases, nas quais serão realizadas atividades de voluntariado, manifestações artísticas, troca de experiências e ações de promoção humana e social.

A 1ª fase acontecerá, entre 12 a 18 de julho de 2024, no Brasil e em vários países da América Latina. Nessa etapa, os jovens serão convidados a fazer uma intensa experiência de voluntariado, em pequenos grupos espalhados em diversas organizações sociais. Essa ação será realizada em parceria com a UNIRedes, entidade que reúne mais de 50 organizações, iniciativas e movimentos sociais de 12 países da América Latina e Caribe.

A 2ª fase será o evento central, a ser realizado entre 19 a 21 de julho de 2024, em Aparecida (SP). O festival será transmitido via streaming para mais de 120 países, e poderá ser acompanhado por milhares de jovens em todo o mundo. Será um grande evento protagonizado por jovens de culturas, etnias e religiões diferentes que se empenham em viver ‘por um mundo unido’. Tudo isso com muita música, coreografias, relatos de experiências, boas práticas e laboratórios temáticos.

Por fim, a 3ª fase ‘Percurso e Cidadania’ acontecerá no estado de São Paulo entre 22 e 28 de julho de 2024. Essa etapa será uma escola de cidadania. Os jovens serão formados à liderança, ao diálogo e vão elaborar propostas concretas relacionadas à ecologia integral, à paz, à fraternidade e ao bem comum.

O Genfest 2024 espera contribuir para desenvolver competências e atitudes nos jovens participantes, além de favorecer o intercâmbio com culturas e tradições latino-americanas.

Veja o vídeo spot sobre o evento:

Histórico do Genfest

A primeira edição do evento foi realizada no ano de 1973, em Loppiano, pequeno vilarejo do Movimento dos Focolares, localizado nos arredores de Florença, na Itália. Desde então foram realizadas várias edições em diversos países, sendo a última no ano de 2018, em Manila, nas Filipinas, a primeira fora do continente europeu.

Na conclusão do evento em 2018, o Brasil foi anunciado como o país sede do Genfest 2024 e o tema do evento é “Juntos para Cuidar”.

Focolares

O Movimento dos Focolares nasceu em 1943 em Trento, durante a Segunda Guerra Mundial, e está presente em 182 países, com cerca de dois milhões de adeptos e simpatizantes de todas as idades, vocações, religiões, crenças e culturas. Assim, procura favorecer o diálogo como método, no esforço constante de construir pontes e relações de fraternidade entre indivíduos, povos e as esferas culturais.

O movimento dos Focolares está comprometido com um projeto global de construção da fraternidade, que tem, ao mesmo tempo, uma dimensão local.

No Brasil, os focolares estão presentes desde 1959, com atividades espalhadas em todos estados. O movimento conta com 67 centros de difusão e cerca de 82 mil membros presentes em mais de 500 cidades do país.

Leia também
.: Aos Focolares, Papa pede evangelização com diálogo e abertura

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo