JUBILEU

Focolarinos celebram 50 anos de missão em São Paulo

Câmara Municipal de Vargem Grande Paulista presta homenagem pelos 50 anos da primeira Mariápolis no Brasil  

Da Redação, com Focolares Brasil

Vista aérea do Centro Mariápolis Ginetta – Foto: Acervo Focolares Brasil

Na última quinta-feira, 5 de maio, uma atmosfera alegre, palavras e atitudes de encorajamento, visão de fraternidade, unidade, respeito e amor ao próximo marcaram a sessão solene na Câmara Municipal de Vargem Grande Paulista (SP). A sessão aconteceu em clima de celebração do Movimento dos Focolares, pelos 50 anos da Mariápolis Ginetta, na cidade onde está localizada a primeira Mariápolis brasileira.

No discurso do Prefeito da cidade, Josué Ramos, sublinhou com apreço alguns pontos da vida e dos trabalhos desenvolvidos pela Mariápolis no município paulista.

O prefeito destacou o trabalho profissional, mas voltado para a ação social, desenvolvida pelos centros ligados a Mariápolis. Disse que “são expressões de coração, lugares de transformação de vidas e que dali saem jovens preparados para o mundo.”

Na ocasião, foi destacada a figura de Chiara Lubich, aquela que acreditou que através do amor era possível mudar uma sociedade. O Movimento dos Focolares espalha a fraternidade, o amor ao próximo, a dedicação e transformação de uma sociedade.

Membros do Movimento 

Algumas realidades presentes na Mariápolis é a presença da Economia de Comunhão, com seus empresários que levam um grande diferencial à sociedade, vivendo e trabalhando por uma economia da partilha.

Para o prefeito, causa também impacto – a ele próprio e aos visitantes que chegam na Mariápolis – o modo como são recebidos por pessoas que tem um sorriso no rosto. São recebidos com amor e com respeito.

Membros do Movimento dos Focolares durante a sessão solene – Foto: Acervo Focolares Brasil

Foi citada na sessão a padaria do Movimento, “Espiga Dourada” e seu humilde início, quando se vendia o pão na beira da estrada,  deixando o exemplo de quem acredita. Uma panificadora que começou de modo tão simples e que hoje é referência na região.

O Prefeito em sua fala também ressaltou o desejo de que a Mariápolis permaneça sendo um espaço de acolhida, preparação e transformação de vidas e que multiplique o número de pessoas que possam compartilhar suas experiências. E complementou sobre a importância desta na construção de uma cidade cada vez melhor.

Veja também:

Movimento dos Focolares realizará Semana Mundo Unido 2022

Primeira Mariápolis brasileira

Em 1972, 10 anos antes da emancipação da cidade de Vargem Grande, surgia a primeira Mariápolis no Brasil: A Mariápolis Araceli assim chamada na época, que iniciou suas atividades quando o município ainda pertencia a Cotia.

Naquele ano, Ginetta Calliari, umas das primeiras colaboradoras de Chiara Lubich – fundadora do Movimento dos Focolares – juntamente com algumas companheiras do Movimento dos Focolares, chegava a esta região para dar início à realização de um sonho de muitos: dar vida a um espaço, uma cidadezinha, através da qual seria possível testemunhar o que seria o mundo se todos vivessem a o mandamento novo de Jesus: “Amai-vos uns outros como eu vos amei”.

Sra. Yolanda, focolarina, recebe homenagem em nome do Movimento – Foto: Acervo Focolares Brasil

As histórias e experiências de vida vividas e compartilhadas na Mariápolis são inúmeras, todas imbuídas pelo mesmo anseio e desejo de construir a unidade e oferecê-la ao mundo.

Com o passar do tempo, muitas famílias decidiram se transferir para a Mariápolis para poder dar seu contributo e seguir de perto o seu desenvolvimento. Jovens, adolescentes, religiosos, padres, seminaristas e muitas pessoas de boa vontade também quiseram ter o seu lugar na Mariápolis. Foram se formando assim, as escolas de formação, uma forte característica das cidadezinhas dos Focolares. Através das escolas de formação se contribui para o desenvolvimento de pessoas novas, cidadãos que atuam no mundo, no seu ambiente, mas que levam a luz da Unidade que tudo clarifica.

Construção

Em 1991, com a visita de Chiara Lubich, através de sua própria experiência, deparando-se com a realidade da desigualdade social na região da grande São Paulo, lança a proposta da Economia de Comunhão: uma linha de atuação da Economia em base à cultura do Evangelho, a cultura da partilha.
A partir daquele ano, muitas pessoas se mobilizaram pela causa da Economia da Comunhão, dando vida a várias atividades e ações que geraram inúmeros frutos na esfera social da região de SP, do Brasil e em vários outros países.

Em 27 de novembro de 2001, também na Mariápolis Ginetta, por inspiração da fundadora e presidente do Movimento dos Focolares teve início no Brasil o Movimento Político Pela Unidade (MPPU); o qual se difundiu pelo País contribuindo muito para uma nova política baseada na fraternidade universal, cuja aplicação inspirou um novo modelo de gestão da coisa pública: a co-governança.

A cidade de Vargem Grande Paulista acolheu a Mariápolis, em uma vivência e um trabalho cada vez mais conjunto que gera frutos para todos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo