Solidariedade

Fundo Covid-19 destina ajuda à Índia, Panamá e Honduras

Último envio de recursos do fundo instituído pelo Papa foi há poucos dias para vários países africanos que sofrem os efeitos da pandemia

Vatican News

Índia, Panamá e Honduras foram ajudados pelo Fundo Covid-19/ Fotos: Annie Spratt; Francisco Rioseco; Julie Radloff – Unsplash

Por meio do Fundo de Emergência criado pelo Papa Francisco junto às Pontifícias Obras Missionárias (POM) para responder às necessidades determinadas pela emergência de Covid-19 nas Igrejas dos territórios de missão, foi possível ajudar dioceses e paróquias que passam por necessidades particulares.

As mais recentes ajudas do Fundo de Emergência POM foram enviadas a várias circunscrições eclesiásticas na Índia: à Diocese de Daltonganj, para ajudar na compra e distribuição de kits para crianças e para cobrir as despesas de funcionamento de 23 paróquias; à Diocese de Khunti, para atividades de formação, encontros e seminários; à Diocese de Jalpaiguri para formação online; à Diocese de Baruipur, para apoiar as famílias mais necessitadas e vulneráveis; à Arquidiocese de Patna e à Diocese de Kohima para atender às diferentes necessidades que enfrentam após a pandemia; à Diocese de Purnea para apoiar atividades educativas; à Diocese de Aizawl para a formação profissional de jovens tribais. 

Neste período de pandemia de Covid-19, a Igreja na Índia alcançou e assistiu vários milhões de pessoas, especialmente os mais pobres e em condições vulneráveis. Os cristãos indianos responderam com generosidade e compromisso à emergência, não obstante sua consistência numérica, 2,5% de uma população de 1.298.041.000 habitantes.

Como em outras partes do mundo, o bloqueio imposto para conter a propagação do vírus, resultou na perda de empregos e dos meios mínimos de subsistência para um grande número de trabalhadores, migrantes e pobres, os que mais sofreram. Milhares de migrantes repentinamente viram-se presos nas diferentes áreas do país onde se encontravam, sem comida ou abrigo. Paróquias e comunidades religiosas se mobilizaram para arrecadar doações e fundos a serem distribuídos por meio de refeições diárias e bens essenciais, a milhares de pessoas, famílias inteiras, idosos, pobres, doentes, tribais, migrantes, meninos de rua, moradores de rua e vulneráveis. 

O longo período da pandemia significou para as Igrejas locais um trabalho extraordinário e a gestão de uma situação imprevisível. A generosidade e o empenho das comunidades católicas manifestaram-se em relação a todos, sem discriminação, mas também levaram ao esgotamento dos escassos recursos econômicos de que dispunham para realizar atividades ordinárias de evangelização, assistência, promoção humana.

Panamá e Honduras

A América Latina também sofre com a pandemia há algum tempo e as Igrejas locais estão agora no limite de suas capacidades, depois de tentar aliviar o sofrimento de tantas pessoas por um longo período. Infelizmente, mesmo antes da disseminação do Covid-19, a precariedade era comum em muitos países, assim como a falta de instalações de saúde e acolhimento, de modo que os efeitos das medidas cautelares adotadas agravaram ainda mais a situação.

No Panamá, o Fundo de Emergência das POM enviou ajuda à Diocese de Colon-Kuna Yala e à Prelazia Territorial de Bocas del Toro para contribuir com suas necessidades após os efeitos de Covid. A mesma situação dramática também está ocorrendo em Honduras. As ajudas enviadas à diocese de La Ceiba servirão para apoiar as paróquias, agora carentes de recursos, bem como os sacerdotes, e a formação de religiosos e leigos. Os subsídios enviados pelo Fundo POM à Diocese de Trujillo serão usados ​​para apoiar 1000 famílias em 4 comunidades.

Agência Fides – SL

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo