Visita ad limina

Bispos do estado de São Paulo iniciam visita ao Vaticano

Programação da visita ad limina começou com a Missa presidida por Dom Orlando Brandes na Basílica de São Pedro

Da Redação, com informações do padre Michael dos Santos (Regional Sul 1)

Bispos reunidos para a Missa que inicia a programação da visita / Foto: Padre Michel dos Santos

Os bispos do Estado de São Paulo iniciaram nesta segunda-feira, 19, a visita ad limina apostolorum, uma peregrinação que os bispos fazem a Roma a cada cinco anos. Em 2022, realiza-se a visita dos bispos do Brasil, que têm se revezado em grupos por regiões, sendo esta a vez do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Essa visita segue até 1º de outubro, dividida em dois grupos.

A programação começou hoje com a Santa Missa presidida pelo arcebispo de Aparecida (SP), Dom Orlando Brandes, na Basílica de São Pedro. Na sequência, o grupo visitou o órgão vaticano para os Leigos, a Família e a Vida, tendo o bispo diocesano de Osasco, Dom João Bosco Barbosa de Sousa, OFM, como relator. Também na programação de hoje, o encontro no Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral, com a relatoria de Dom Carlos Silva, OFMCap, bispo auxiliar de São Paulo.

Visita dos bispos ao departamento vaticano para os Leigos, a Família e a Vida / Foto: Padre Michel dos Santos

“Hoje celebramos aqui, diante do túmulo de Pedro, na Basílica de São Pedro, confirmando nossa fé. E como a fé se manifesta no amor, nós estamos vivendo também a fraternidade com grande anseio de sinodalidade entre nós bispos, nós e o Papa, nós e nossos queridos sacerdotes, nós e o povo de Deus. Sinodalidade alegra Deus”, declarou Dom Orlando.

O presidente do regional, Dom Pedro Stringhini, participou da celebração e destacou as palavras sábias de Dom Orlando na homilia. “Que essa celebração, que esse lugar, que o apóstolo Pedro, por sua intercessão, que tudo isso possa fortalecer a nossa fé e a nossa missão”.

Na visita – de tradução literal latina, Visita aos Túmulos dos Apóstolos – os bispos do Regional Sul 1 manifestarão a comunhão eclesial com o Papa Francisco, sucessor de São Pedro Apóstolo.

Na peregrinação, os bispos rezam nos túmulos dos apóstolos Pedro e Paulo e visitam os diversos departamentos da Cúria, favorecendo a comunicação entre as dioceses e a Santa Sé. O ponto alto da visita é o encontro com o Santo Padre, um momento marcado pela comunhão eclesial.

Sobre o Regional Sul 1

Para sua animação pastoral, a CNBB dividiu o Brasil em 19 regionais. Dentre eles, o Regional Sul 1 compreende as arquidioceses, dioceses e as eparquias do Estado de São Paulo. Em sua organização, sete sub-regiões compõem a estrutura pastoral paulista, a saber: Aparecida, Botucatu, Campinas, Ribeirão Preto I, Ribeirão Preto II, São Paulo e Sorocaba. Nesta disposição, estão divididas as seis arquidioceses e as 36 dioceses do Estado.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo