Programação da visita ad limina começou com a Missa presidida por Dom Orlando Brandes na Basílica de São Pedro
Da Redação, com informações do padre Michael dos Santos (Regional Sul 1)
Os bispos do Estado de São Paulo iniciaram nesta segunda-feira, 19, a visita ad limina apostolorum, uma peregrinação que os bispos fazem a Roma a cada cinco anos. Em 2022, realiza-se a visita dos bispos do Brasil, que têm se revezado em grupos por regiões, sendo esta a vez do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Essa visita segue até 1º de outubro, dividida em dois grupos.
A programação começou hoje com a Santa Missa presidida pelo arcebispo de Aparecida (SP), Dom Orlando Brandes, na Basílica de São Pedro. Na sequência, o grupo visitou o órgão vaticano para os Leigos, a Família e a Vida, tendo o bispo diocesano de Osasco, Dom João Bosco Barbosa de Sousa, OFM, como relator. Também na programação de hoje, o encontro no Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral, com a relatoria de Dom Carlos Silva, OFMCap, bispo auxiliar de São Paulo.
“Hoje celebramos aqui, diante do túmulo de Pedro, na Basílica de São Pedro, confirmando nossa fé. E como a fé se manifesta no amor, nós estamos vivendo também a fraternidade com grande anseio de sinodalidade entre nós bispos, nós e o Papa, nós e nossos queridos sacerdotes, nós e o povo de Deus. Sinodalidade alegra Deus”, declarou Dom Orlando.
O presidente do regional, Dom Pedro Stringhini, participou da celebração e destacou as palavras sábias de Dom Orlando na homilia. “Que essa celebração, que esse lugar, que o apóstolo Pedro, por sua intercessão, que tudo isso possa fortalecer a nossa fé e a nossa missão”.
Na visita – de tradução literal latina, Visita aos Túmulos dos Apóstolos – os bispos do Regional Sul 1 manifestarão a comunhão eclesial com o Papa Francisco, sucessor de São Pedro Apóstolo.
Na peregrinação, os bispos rezam nos túmulos dos apóstolos Pedro e Paulo e visitam os diversos departamentos da Cúria, favorecendo a comunicação entre as dioceses e a Santa Sé. O ponto alto da visita é o encontro com o Santo Padre, um momento marcado pela comunhão eclesial.
Sobre o Regional Sul 1
Para sua animação pastoral, a CNBB dividiu o Brasil em 19 regionais. Dentre eles, o Regional Sul 1 compreende as arquidioceses, dioceses e as eparquias do Estado de São Paulo. Em sua organização, sete sub-regiões compõem a estrutura pastoral paulista, a saber: Aparecida, Botucatu, Campinas, Ribeirão Preto I, Ribeirão Preto II, São Paulo e Sorocaba. Nesta disposição, estão divididas as seis arquidioceses e as 36 dioceses do Estado.