APELO AOS JOVENS

Bispos canadenses exortam millennials a lutar pela santidade

Bispos do Canadá expressam apoio espiritual aos jovens em uma carta pastoral e os exortam a viver sua fé na busca da santidade

Da redação, com Vatican News

Carlo Acutis, beato que ficou conhecido como o padroeiro da internet / Foto: Nicola Gori – CNA

“O amor de Deus e o exemplo de Cristo capacitam vocês a desafiar e mudar o mundo! Que diferença fazem para aqueles que os amam e quão valioso vocês são para nossa comunidade de fé. Vocês são a jovem Igreja de hoje e a Igreja de amanhã”.

Os bispos do Canadá ofereceram este apoio aos jovens católicos canadenses em uma carta pastoral, assinada por Dom Raymond Poisson, presidente da Conferência Canadense dos Bispos Católicos (CCCB).

A carta foi divulgada nesta quarta-feira, 12, para coincidir com a festa litúrgica e aniversário de morte do beato Carlo Acutis, um italiano nascido na Inglaterra que morreu de leucemia em 2006 e agora é o primeiro millennial a ser beatificado pela Igreja.

O documento surge como resultado das conversas do CCCB com mais de 200 jovens canadenses entre 12 e 25 anos no outono de 2020 e destina-se à reflexão pessoal ou em grupo e como recurso para líderes pastorais locais.

Estressados, mas se esforçando

Em suas conversas com líderes da Igreja no Canadá em 2020, os jovens compartilharam suas experiências de “estresse, ansiedade e depressão”, bem como pressão dos colegas, tensões familiares e preocupações escolares. A crise climática também pesa mais sobre os jovens como grupo do que sobre as gerações mais velhas.

A Igreja está ansiosa para ajudar os jovens canadenses a lidar com seu estresse e os exortou a procurar seu padre local, ministro da juventude, conselheiro de orientação ou família para orientação.

“Juntos, queremos ajudá-los a encontrar equilíbrio em suas vidas através do cuidado de sua mente, corpo, coração e alma”, disseram os Bispos. “Queremos ajudá-lo a florescer.”

Os bispos prometeram melhorar o planejamento pastoral e a formação espiritual para incluir o período de vida que segue o Sacramento da Confirmação e a preparação para o Matrimônio. Os jovens lamentaram sentir que a Igreja os esqueceu durante esse estágio crucial de desenvolvimento.

Ajudando a construir uma Igreja mais justa e compassiva

A seção final da carta pastoral dos bispos levantou o testemunho cristão da Bem-Aventurada Virgem Maria, Santa Kateri Tekakwitha e beato Carlo Acutis

Em conclusão, os bispos do Canadá reafirmaram que os jovens são importantes para a Igreja, assim como para suas famílias e para o mundo inteiro.

“Sua fé, esperança e amor são necessários para criar uma Igreja e um mundo mais justos e compassivos. Permita que o Espírito Santo o guie e o ajude a entender como usar seus dons e talentos únicos para o bem”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo