Audiência no Vaticano

A Igreja precisa da alegria e generosidade dos jovens, frisa Papa

Papa recebeu grupo de jovens peregrinos da Bélgica nesta segunda-feira; um discurso com palavras de encorajamento à missão da juventude

Jéssica Marçal
Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Foto de Arquivo: Reuters

O encontro do Papa Francisco com os jovens é sempre um momento de entusiasmo e encorajamento, em que o Pontífice exorta os jovens a assumirem sua missão, contando com a sabedoria dos idosos. Não foi diferente nesta segunda-feira, 10, quando Francisco recebeu um grupo de jovens peregrinos da Bélgica.

O Papa destacou a beleza que é ver os jovens prontos a se dedicarem a projetos de evangelização. Disse que os jovens não são somente o futuro da Igreja, mas, sobretudo, o presente, pois a Igreja precisa dos jovens. “Porque a Igreja é jovem, precisa da generosidade de vocês, da alegria de vocês, da sua vontade de construir um mundo diferente, imbuídos de valores de fraternidade, de paz, de reconciliação”.

Mas apesar da alegria e do entusiasmo, os jovens também podem sofrer com medos, dificuldades e feridas, são as crises das quais eles não devem ter medo. “As crises te colocam diante de diversas situações e você deve seguir adiante e resolver os problemas. Não confundir crise com conflito: o conflito te fecha, a crise te faz crescer”.

Encontro com Cristo e proximidade aos fragilizados

Francisco também propôs aos jovens a amizade com Jesus. Ele lembrou que o encontro com Cristo permite ter um olhar novo sobre as situações, encontrar respostas às perguntas e seguir adiante na vida, sem medo de aceitar a própria fragilidade. “Vocês não precisam ser super-heróis, mas pessoas sinceras, verdadeiras e livres”.

Os jovens recebidos na audiência são embaixadores da juventude belga em preparação à próxima Jornada Mundial da Juventude, em 2023, em Portugal. Como tal, o convite do Papa é que cultivem a proximidade a todos os jovens, em particular aos que vivem em situação precária, aos jovens migrantes e refugiados.

“Sei que vocês têm sede de uma Igreja verdadeira e autêntica, feita de homens e mulheres de fé viva e contagiante. E então convido cada um de vocês a se perguntarem: eu, o que faço pessoalmente para alcançar esta meta?”.

Diálogo com os idosos

Como sempre faz em seus encontros com os jovens, Francisco frisou a importância do testemunho dos idosos, dos seus conselhos. “É crescendo no diálogo com os idosos que podemos formar uma personalidade sólida para as lutas cotidianas e além disso eles nos transmitem a fé e suas convicções religiosas”.

Uma dessas lutas é pela paz, observou Francisco, em especial nos momentos difíceis que a humanidade vive hoje. “Sejam artesãos de paz em torno de vocês e dentro de vocês, embaixadores de paz, a fim de que o mundo redescubra a beleza do amor, do viver juntos, da fraternidade e da solidariedade”.

Francisco concluiu seu discurso com palavras de encorajamento à juventude. “Queridos jovens, nunca se cansem de serem portadores do Evangelho por onde forem. Sei que vocês são generosos, cheios de entusiasmo e prontos para conquistar o mundo. Não se deixem distrair pelas coisas banais da vida, e há tantas! Concentrem-se no essencial, que surge da amizade com Jesus Cristo”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo