Evento

3º Congresso Jovem acontece em sede da Comunidade Canção Nova

Segundo o missionário Tiago Marcon, o tema “Cheios de parresia para viver a profecia” diz de um transbordamento do espírito santo, para que outros jovens experimentem do carisma Canção Nova. 

Momento de animação do 3º Congresso Jovem / Foto: Francisco Renan Rodrigues Martins – Canção Nova

Da Redação, Mauriceia Silva

Nesta sexta feira, 7, teve início o Congresso Jovem Canção Nova que está em sua terceira edição, e segue até o próximo domingo, 9. Com o tema “Cheios de parresia para viver a profecia”, o encontro motiva os jovens a estarem na expectativa de um novo Pentecostes. Segundo o Missionário e responsável pelo encontro, Tiago Marcon, a inspiração que trouxe o tema se deve à urgência da evangelização no tempo atual.

“Nós aqui como Canção Nova e como Igreja esperamos a vinda gloriosa de Jesus, só que antes dela acontecer virão tempos difíceis, desafiadores, e é por isso que só pela força de espírito nós conseguiremos permanecer e continuar anunciando. Foi assim na primeira comunidade cristã, e precisa continuar nos nossos tempos.”

O Missionário reforça que só pela força do Espírito nós conseguiremos anunciar com destemor.

“Não vamos nos intimidar, porque o mal tem investido tudo pra roubar a vida do jovem, pra atacar a vida do jovem, para levar as almas à perdição, e nós posicionados fortalecidos pela graça do Espírito Santo, continuamos a levar o anúncio, apoiados nele.”

Vocacionados, membros da comunidade, filhos, amigos da Canção Nova, jovens de várias partes do Brasil estão reunidos para participar do encontro. Tiago Marcon afirma que aquilo que os missionários recebem, não conseguem reter para eles mesmos.

“Por isso há um efeito de “transbordamento” nós somos os primeiros a beber da graça, mas nós não conseguimos reter. Padre Jonas diz algo interessante, nenhuma comunidade tem um fim em si mesma, nós fomos feitos para os outros. Por isso que também o ministério jovem, o Congresso Jovem é um transbordamento, para que outros jovens se agreguem e bebam do nosso carisma também”

Pregações com temas voltados para o espírito santo, renovaram a fé dos jovens. O missionário e seminarista Renné Santos de Sena Viana teve como tema de sua pregação: “A esposa, obra do espírito e o faça-se em mim!”

“Nossa Senhora vem nos ensinar que antes de tudo ela é a mulher esposa do espírito santo, e nos ensina a ter uma vida n’ele. Como o Padre Jonas nos ensina na Canção Nova, se nós quisermos aprender a ser carismáticos, nós precisamos olhar para aquela que é a mulher carismática, a Virgem Maria.”

Sobre a sua pregação, Renné explica a importância de falar sobre a virgem Maria como medianeira do espírito santo para os jovens em meio aos desafios do mundo atual. 

Escola da Virgem Maria

Renné ainda recorda que é preciso lembrar que Nossa Senhora é aquela que forma, então quando Jesus confia à ela esse cuidado de formar e de ser a nossa mãe, aos pés da cruz, todos nós entramos na “escola da Virgem Maria”.

“Nós somos formados por ela, e ela nos forma, nos modela e nos ensina a viver uma vida no Espírito. Ela nos ensina a viver uma vida submissa à Deus, ela nos ensina a ter um protagonismo segundo a vontade Deus, inclusive no mundo que nós estamos, porque nós somos chamados a estar no mundo, diferentes da vida em alguns mosteiros, nós estamos inseridos no mundo. ”

Já o Diácono Permanente, e missionário da Comunidade Canção Nova, Waldir Rodrigues fez uma pregação com o seguinte tema, “Parusia a intrepidez no espírito, e a expectativa da vinda”, na qual falou sobre a vida na expectativa na segunda vinda gloriosa do Senhor. 

No dinamismo do espírito

“O cerne da pregação é o mesmo da Canção Nova, preparar a segunda vinda de Jesus, a santidade da nossa vida no dinamismo do espírito, para que a gente se lance numa evangelização sem medo, sem receio, tendo a coragem de dar  própria vida se necessário”

A vocacionada à Comunidade Canção Nova Anne Rangel veio de São José dos Campos para o encontro, e para ela tem sido uma grande experiência com o carisma Canção Nova. 

“Para mim o momento mais forte foi o de consagração à Nossa Senhora, no qual todos os estados do país foram consagrados à ela. A Canção Nova nasceu no Brasil, e nós temos essa missão de levá-la para fora. Eu volto para casa com o desejo de sair de mim, e ir em direção aos outros” 

Santa Missa, adoração, pregações, dança, teatro, dentre outros momentos, fizeram parte da programação especial que ficou por conta dos missionários da comunidade Canção Nova. 

Confira a música tema do encontro “Cheios de parresia” que foi cantada em vários momentos do congresso. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo