CANADÁ

Bispos canadenses saúdam pedido de desculpas do Papa aos indígenas

O Santo Padre pediu perdão aos indígenas canadenses em uma audiência nesta sexta-feira, 1º, por conta das recentes revelações de abuso no sistema escolar do país

Da redação, com Vatican News

Papa pede desculpas a indígenas canadenses por erros em escolas / Foto: Reprodução Reuters

Os bispos do Canadá saudaram o histórico pedido de desculpas do Papa Francisco pelo papel da Igreja Católica no sistema escolar residencial do Canadá, de acordo com um comunicado da Conferência Canadense de Bispos Católicos (CCCB, na sigla em inglês) divulgado na tarde desta sexta-feira, 1º.

O Pontífice pediu perdão durante sua audiência com toda a delegação indígena ao Vaticano dizendo: “Peço perdão a Deus e quero dizer a vocês de todo o coração: sinto muito.”

Pedindo perdão a Deus

Expressando a sua “tristeza e vergonha” pelos maus-tratos e abusos dos indígenas canadenses no sistema escolar residencial, o Papa disse que se juntou a seus “irmãos, os bispos canadenses”, pedindo perdão.

Falando após a audiência com o Papa, o Presidente da CCCB, Dom Raymond Poisson de Saint-Jérôme, disse: “Estamos profundamente gratos a cada um dos delegados indígenas que viajaram conosco à Santa Sé para compartilhar suas experiências e desejos de um futuro melhor para o seu povo”.

“O Santo Padre”, continuou o prelado canadense, “ouviu atentamente as histórias daqueles que sofreram nas mãos dos membros da Igreja Católica e respondeu com compaixão, remorso e um desejo genuíno de verdade, justiça e cura”.

Uma semana de experiências vividas

O Papa Francisco teve encontros privados no início da semana com anciãos indígenas, detentores de conhecimento, sobreviventes de escolas residenciais e jovens de todo o Canadá, oportunidade em que os delegados compartilharam com o Santo Padre uma série de experiências vividas.

De acordo com o comunicado da CCCB, “por meio de orações compartilhadas, troca de presentes e histórias poderosas, o Papa Francisco foi movido por sua coragem, seu compromisso e sua resiliência diante do sofrimento”.

A declaração acrescentou que o Sucessor de Pedro “enfatizou sua vergonha pelo papel da Igreja Católica no sistema escolar residencial e se comprometeu a visitá-los em solo canadense”.

Uma promessa de cura

O vice-presidente do CCCB, bispo William McGrattan de Calgary, disse: “Como católicos, acreditamos no poder restaurador das desculpas. Mas reconhecer o erro é apenas um passo da jornada de cura. Todos nós temos um papel a desempenhar na cura da ferida que foi aberta através da história do colonialismo e devemos estar profundamente comprometidos com essa responsabilidade”.

Já pensando em uma futura visita papal, o religioso disse: “Enquanto nos preparamos para a eventual peregrinação do Santo Padre ao Canadá, os relacionamentos forjados nesta semana e as lições aprendidas dos delegados indígenas continuarão a nos guiar e inspirar”.

A delegação segue mais de três anos de diálogo entre os bispos católicos do Canadá e parceiros indígenas, incluindo a Assembleia das Primeiras Nações, o Conselho Nacional Métis e o Inuit Tapiriit Kanatami.

A CCCB observa em sua declaração que fez uma promessa de US$ 30 milhões “para iniciativas de cura e reconciliação, compromisso de garantir que os documentos da escola residencial sejam disponibilizados aos sobreviventes e um trabalho contínuo para fornecer educação para nosso clero, homens e mulheres consagrados, e fiéis leigos, sobre as culturas e a espiritualidade indígenas”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo