LAICATO

Cunha recebe congresso em preparação para 500 anos de São Benedito

Evento acompanhado pela Comissão para o Laicato da CNBB teve a intenção de apresentar a vida do santo e iniciar preparativos para celebração do jubileu

Da Redação, com CNBB

Membros do Nacional das Irmandades de São Benedito do Brasil reunidos em Cunha (SP) / Foto: Conisb

Um congresso preparatório para a celebração dos 500 anos do nascimento de São Benedito foi organizado pelo Conselho Nacional das Irmandades de São Benedito do Brasil (Conisb) em Cunha (SP), entre os dias 4 e 5 deste mês. A conferência foi acompanhada pela Comissão Episcopal para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O Conisb indicou que o congresso teve “a intenção de apresentar a vida de um santo que não se destacou por seus méritos de pregador, nem de grande pensador ou teólogo”, mas que foi “um santo humilde, de cor negra, filho de escravos e que nem foi sagrado sacerdote”. O tema da celebração dos 500 anos do nascimento do santo, que acontecerá entre 2024 e 2026, será “Rumo aos 500 anos, com São Benedito vivendo uma igreja sinodal”.

O Conisb

O Conselho Nacional das Irmandades de São Benedito do Brasil surgiu em 8 de outubro de 1989, em Sorocaba (SP), com a presença de representantes das Irmandades de São Benedito de Cerquilho, Itu, Laranjal Paulista, Casa Verde (São Paulo), Catedral e Bom Jesus dos Aflitos (de Sorocaba), Santos e Tietê.

Desde então, o Conisb realizou 22 congressos nacionais e 10 romarias ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP). Atualmente, tem a preocupação de manter a unidade entre as Irmandades, suas tradições e a devoção a São Benedito, bem como a evangelização de seus membros, de acordo com as orientações atuais da Igreja Católica Apostólica Romana. “Estamos cientes das responsabilidades e esperanças atribuídas aos leigos, manifestadas nos diversos documentos da nossa Santa Igreja”, afirma o Conselho.

Veja também
.: Fiéis celebram o dia de São Benedito, padroeiro dos cozinheiros

.: No interior de SP, Guaratinguetá celebra devoção a São Benedito

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo