IGREJA

Arcebispo Grušas: Lituânia dará boas-vindas a refugiados da Ucrânia

O arcebispo lituano Gintaras Grušas, presidente do Conselho das Conferências Episcopais Europeias, afirma que tanto o episcopado como o povo lituano se preparam para receber os ucranianos

Da redação, com Vatican News

Ucranianos em fuga: episcopado e povo lituano acolherão refugiados / Foto: Reprodução Reuters

O arcebispo Gintaras Grušas, presidente do Conselho das Conferências Episcopais da Europa, descreve como ele e seus colegas bispos se sentiram “desanimados” quando souberam do início das ações militares na Ucrânia. Estamos “unindo-nos em orações pelo povo ucraniano, pela Igreja na Ucrânia e pedimos o fim da ação militar”, disse.

O arcebispo Grušas enfatiza que os bispos e o povo da Lituânia juntam-se ao Santo Padre “no chamado à oração e ao jejum”, e pedem a todos os católicos, cristãos e fiéis que se unam a esta oração pela paz. O Santo Padre pediu que a próxima quarta-feira, 2, seja um dia de oração e jejum pela Ucrânia, que está sob ataque militar da Rússia desde quinta-feira, 24.

Boas-vindas aos refugiados

O religioso observou que, embora o maior número de refugiados provavelmente chegue à Polônia, que se localiza à fronteira com a Ucrânia, muitos dos cidadãos ucranianos que já vivem na Lituânia começaram a acomodar amigos e parentes que fugiram da Ucrânia.

Pouco antes de deixar a Lituânia para a reunião na Itália, o número previsto de possíveis refugiados que chegaram à Lituânia era baixo, cerca de 20, 25, 50, disse o arcebispo Grušas.

“Agora, eles falamos de 100 mil pessoas. Por isso, estamos nos preparando da melhor forma possível”, acrescentou, salientando que o povo da Lituânia já organizou “várias ações de apoio”, incluindo uma manifestação que contou com a participação de cerca de 10 mil pessoas. “Como eles”, concluiu o arcebispo, “exigimos o fim da guerra e o restabelecimento da paz”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo