Preparativos

Apresentado o logo oficial da JMJ 2023 em Lisboa

Imagem foi divulgada nesta sexta-feira em transmissão pela internet; JMJ 2023 será em Portugal pela primeira vez

Jéssica Marçal
Da Redação, com informações do COL JMJ 2023

Logo oficial da JMJ 2023 / Foto: Divulgação

O logo oficial da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 foi apresentado nesta sexta-feira, 16, dia em que se comemora a eleição papal de São João Paulo II, fundador deste encontro internacional de jovens que tem marcado gerações em todo o mundo. A apresentação ocorreu em uma transmissão através das redes sociais do evento.

O novo logotipo foi inspirado pelo tema escolhido pelo Papa Francisco para essa edição do evento: “Maria levantou-se e partiu apressadamente», Lc 1, 39) e pelos traços da cultura e religiosidade portuguesas. A vencedora do concurso realizado para a escolha do logo foi a jovem portuguesa Beatriz Roque Antunes, de 24 anos, diretora de Arte e Design.

Leia também
.: Francisco e a JMJ 2023: não esqueçam da solidariedade

Ela conta que tudo começou porque sua irmã e alguns amigos participaram do concurso para o hino da Jornada e ela foi acompanhando todo o processo criativo deles, o que também despertou nela o desejo de fazer o seu trabalho com relação à imagem. Confira, mais abaixo, o relato dela sobre como foi desenvolvido o logo da JMJ 2023.

Cardeal Manuel Clemente: o logo e a evangelização

O Patriarca de Lisboa, Cardeal Manuel Clemente, comentou o logo oficial. Ele destacou que, com essa imagem, Portugal mostra ao mundo a vontade de cumprir o pedido do Papa Francisco. Ele contou que perguntou ao Papa o que ele esperava da JMJ 2023 em Lisboa e o Pontífice disse apenas uma palavra: evangelização.

“Esse logo que é hoje apresentado é disso mesmo que fala. Fala de uma jovem, Maria, que logo em seguida à anunciação vai levar esse Jesus que tinha concebido à sua prima Isabel e vai apressadamente. E o Papa até repetiu: ‘apressadamente, mas não ansiosamente’. Ou seja, vai com muita vontade de comunicar à sua parente que, no fundo, representa todos nós”.

Ele também falou sobre as cores de Portugal – vermelho e verde – presentes na imagem. “O verde pode ser esperança e o vermelho alegria, portanto, uma esperança alegre que a evangelização transmite com todos esses jovens que aqui vêm e que depois partirão com uma experiência forte que de certa maneira os assemelha a Maria, no sentido que lhes vai dar ainda mais Cristo do que já têm para depois levarem a todos”.

Os elementos do logo

Confira, abaixo, os elementos constitutivos do logo e seus significados, de acordo com o que consta no site oficial do evento, também disponibilizado hoje: www.lisboa2023.org

Cruz: A Cruz de Cristo, sinal do amor infinito de Deus pela humanidade, é o elemento central, de onde tudo nasce.

Caminho: Tal como indica o relato da Visitação que dá tema à JMJ Lisboa 2023, Maria parte, pondo-se a caminho para viver a vontade de Deus, e dispondo-se a servir Isabel. Este movimento sublinha o convite feito aos jovens para renovarem ‘o vigor interior, os sonhos, o entusiasmo, a esperança e a generosidade’ (Christus Vivit, 20). A acompanhar o caminho surge, ainda, uma forma dinâmica que evoca o Espírito Santo.

Terço: A opção pelo terço celebra a espiritualidade do povo português na sua devoção a Nossa Senhora de Fátima. Este é colocado no caminho para invocar a experiência de peregrinação que é tão marcante em Portugal.

Maria: Maria foi desenhada jovem para representar a figura do Evangelho de São Lucas (Lc 1, 39) e potenciar uma maior identificação com os jovens. O desenho exprime a juvenilidade própria da sua idade, característica de quem ainda não foi mãe, mas carrega em si a luz do mundo. Esta figura aparece levemente inclinada, para mostrar a atitude decidida da Virgem Maria.

Relato de Beatriz sobre a construção do logo

A jovem portuguesa Beatriz Roque Antunes, autora do logo da JMJ 2023 / Foto: Divulgação COL

“Primeiro fiz uma análise dos logos das edições anteriores. Comecei pela cruz – foi o central, foi de onde tudo partiu – que era atravessada por um caminho, porque foi a forma mais visual de transmitir a passagem. Depois a cruz foi tomando forma e foi recebendo outros elementos. Pensou-se em ter o Espírito Santo ou algum elemento com alguma dinâmica a atravessar o caminho. Depois percebemos que o terço era um elemento que fazia sentido, mas houve vários exercícios para perceber como é que este terço podia entrar visto que já tínhamos uma estrutura de cruz muito presente, até chegarmos ao resultado final com estas cores de Portugal. Existe o rosto de Maria, que é um bocadinho quem está sempre ao lado deste caminho, quem nos ajuda a caminhar para Cristo e é também atravessado pelo Espírito Santo que é quem nos ilumina e nos dá direção. E o caminho começa na sigla porque é um caminho que não acaba na jornada, começa na Jornada. E Nossa Senhora não tem medo. Parece que, quando temos Jesus conosco há uma coragem ainda maior. Esta decisão de Maria de ir visitar sua prima Isabel é muito inspiradora porque Maria não se acomoda e é esse o convite aos jovens: é que não se acomodem, que se levantem, que façam acontecer, que construam, e que não deixem o destino do mundo na mão dos outros”.

Processo de escolha

A proposta vencedora foi escolhida num concurso internacional promovido pelo Comité Organizador Local (COL) que contou com a participação de centenas de candidatos provenientes de 30 países dos cinco continentes.

A triagem inicial dos trabalhos foi feita por uma equipa de acadêmicos da Universidade Católica Portuguesa que selecionou as 21 melhores propostas. Estas foram depois avaliadas por profissionais da área do marketing e da comunicação, provenientes de agências de comunicação presentes em Portugal, que elegeram três finalistas. Coube depois ao Dicastério para os Leigos, Família e Vida selecionar a proposta vencedora.

A JMJ 2023 e outras JMJs

A Jornada Mundial da Juventude 2023 seria realizada em agosto de 2022, mas foi adiada para agosto de 2023 em virtude da pandemia do novo coronavírus. A decisão do Papa Francisco e do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida foi comunicada em abril passado. 

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa, foi instituída por João Paulo II, em 1985, e desde então tem-se evidenciado como um momento de encontro e partilha para milhões
de pessoas por todo o mundo.

A primeira edição aconteceu em 1986, em Roma, e desde então a JMJ já passou pelas seguintes cidades: Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo