Lisboa

COL divulga andamento dos preparativos para a JMJ 2022

Lisboa foi anunciada como sede do evento há um ano e iniciou preparativos; concurso do hino e do logo estão em andamento

Da Redação, com COL JMJ 2022

Há exatamente um ano, Lisboa era anunciada como a sede da próxima edição da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será em 2022. Desde então, o Comitê Organizador Local (COL) tem desenvolvido várias atividades em preparação a este que é o maior evento da juventude católica no mundo e que em 2022 terá como tema “Maria levantou-se e partiu
apressadamente” (Lc 1, 39).

“Foram constituídas sete equipes de trabalho compostas por vários sacerdotes e um número imenso de leigos que têm vindo trabalhar nas áreas mais diversas da logística, do acolhimento, da parte financeira e da parte pastoral”, adianta Dom Américo Aguiar, bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa e coordenador-geral da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2022.

Ele acrescenta que, ao longo deste ano, tem havido um diálogo com as autoridades, entre as quais a presidência da República, vários ministérios, a Câmara Municipal de Lisboa e a Câmara Municipal de Loures, que “têm colaborado de uma maneira muito entusiasta”.

Entrega do ícone e da Cruz da JMJ em abril

Dom Américo / Foto: Reprodução Youtube-Agência Ecclesia

Neste momento, o COL está empenhado na preparação da peregrinação para a entrega dos símbolos da JMJ que será em Roma, no Domingo de Ramos, em 5 de Abril. A organização recebeu centenas de inscrições de jovens de todo o país.

São muitos os que querem encontrar-se com o Papa Francisco para, juntamente com Dom Manuel Clemente, Cardeal-Patriarca de Lisboa e presidente do COL, levarem a Portugal a cruz – entregue por São João Paulo II aos jovens do mundo inteiro, em 1984 – e o ícone de Nossa
Senhora.

“A partir deste Domingo de Ramos, vamos começar a ter uma presença mais efetiva junto dos portugueses, através dos media e das redes sociais. Todos estamos convocados, porque todos seremos poucos para acolher mais de um milhão de jovens”, frisa o coordenador-geral da JMJ Lisboa 2022.

Com a entrega dos símbolos a Portugal, estes iniciarão uma peregrinação pelos países africanos de língua oficial portuguesa e passarão também pela Espanha. Depois, haverá um percurso pelas dioceses de Portugal que terminará no Verão de 2022, em Lisboa, onde decorrerá a JMJ.

Logo e Hino

Outro preparativo em andamento é a seleção do vencedor do concurso do logotipo da JMJ 2022, que teve participação de centenas de candidatos provenientes de 30 países dos cinco continentes.

A triagem e a avaliação destes trabalhos foi feita primeiramente por uma equipe da Universidade Católica Portuguesa, que selecionou as 21 melhores propostas. Estas serão agora avaliadas por profissionais da área do marketing e da comunicação. Alguns jovens também serão ouvidos ao longo do processo.

Para o concurso que irá escolher o hino da JMJ, aberto apenas para os portugueses, o COL recebeu mais de uma centena de candidaturas. Estas estão sendo analisadas por um júri, composto por profissionais ligados à área da música e das artes. Em breve, serão divulgados os vencedores de ambas as competições.

Voluntários

Voluntários de várias regiões do planeta já têm manifestado o interesse de colaborar na JMJ 2022. “Temos sido contactados por jovens do mundo inteiro que querem fazer voluntariado, uns imediatamente e outros mais em cima da data da Jornada Mundial da Juventude. Através do site e das aplicações que surgirão, será fácil a cada jovem poder disponibilizar-se para ser voluntário”, afirma Dom Américo Aguiar.

E não só os mais novos podem ajudar como voluntários, adianta Dom Américo. “Vamos precisar de muitos voluntários que façam traduções. Há muitas pessoas que estão numa fase da vida mais calma, até porventura aposentados, e que são profissionais da área da tradução ou viveram em países estrangeiros, e que podem ser magníficos voluntários para trabalhar com a organização”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo